Como finalizar o cabelo curto? Aprenda 5 truques!

Cortar os fios pode ser uma tentação, mas logo vem a dúvida: como finalizar o cabelo curto? Confira nossas dicas para cacheadas, lisas e crespas!

5 dicas de finalização para o cabelo curto
5 dicas de finalização para o cabelo curto - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 14/02/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem nunca se jogou na tentação de ter o cabelo curto, que atire a primeira pedra! Embora os fios longos possam ser o objetivo de muitas mulheres, vez ou outra bate aquela vontade de colocar a tesoura para trabalhar, né? E os motivos são simples: renovar o visual, facilitar o cuidado com as madeixas ou até mesmo os dias quentes

No entanto, depois de aderir os fios mais curtos, podem surgir algumas dúvidas e a principal delas costuma ser: como finalizar o cabelo curto? Afinal, você estava acostumada com a finalização de um cabelão, né? Mas, calma aí, a gente te ajuda!

Seja lisa, cacheada ou crespa, coloque essas 5 dicas em prática para aprender de uma vez por todas como finalizar o cabelo curto — e de quebra ainda veja algumas inspirações! 

Tudo começa no cabelo molhado

A finalização vem sempre depois da lavagem, ou seja, os fios precisam estar molhados para garantir um bom resultado. Para saber o nível ideal de umidade, experimente amassar uma mecha. Caso faça aquele barulinho de água, esse é o ponto certo! E nada de pedir ajuda para a toalha, viu? Prenda as madeixas molhadas! 

Aplique um ativador, modelador ou finalizador

Agora é a hora de apostar no produto certo de acordo com o que você deseja!Quer cachos poderosos? Vá de ativador! Quer definir suas ondas? Aposte em um modelador! E se quiser manter os fios lisos, invista em óleos ou séruns finalizadores! 

Dando definição (e se livrando do frizz!)

Cacheadas, façam o seguinte: amassem suas mechas para garantir volume jogando o cabelo para frente sem desfazer os cachos. Depois, volte-os para trás e arrume, deixando tudo no lugar! Já para as lisas: é hora de pentear os fios cuidadosamente, começando pelas pontas para desembaraçar sem quebrar. 

O produto final

Se você vai apostar em uma finalização também térmica, ou seja, com chapinha, secador ou babyliss, é indispensável o uso de um protetor térmico. E por quê? Para que os seus fios sejam blindados e protegidos contra o calor intenso desses aparelhos, assim, é possível usá-los sem danos ao cabelo. 

No caso de crespas e cacheadas, o produto final é diferente: aposte em óleos (como o de coco ou silicone, por exemplo) ou mousses — sempre de acordo com seu tipo de cabelo e curvatura. Basta esfregá-lo nas mãos e espalhar. Por fim, solte os cachos e dê aquela amassadinha final. 

O combo produtos + técnica

A dica número 5 é, na verdade, o que você deve ter em mente desde o começo: a finalização consiste em duas questões importantes! E quais são elas? Os produtos usados e as técnicas escolhidas. Portanto, não basta executar os truques usando cosméticos ruins, assim como não adianta ter os melhores itens se o procedimento não for feito da forma certa. 

E, muito além das dicas, vale ainda conhecer os seus fios, entender o resultado que você deseja obter e fazer cada etapa com calma e bastante cuidado! Com isso, finalizar o cabelo curto nunca foi tão fácil! 

Fonte: Time de especialistas da Haskell

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.