MODA & BELEZA

Como cuidar do cabelo no verão corretamente e evitar fios ressecados

Dê adeus aos fios ressecados e aprenda a cuidar do cabelo no verão. Deixe suas madeixas ainda mais bonitas para aproveitar os dias quentes!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/01/2021 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Água salgada do mar, cloro da piscina e exposição aos raios UV – inclusive na sombra – são alguns dos grandes vilões dos fios saudáveis. Para curtir a temporada sem se preocupar, a Ricca, marca especialista em produtos para cabelos, ensina como cuidar do cabelo no verão e proteger as madeixas no calor. Confira!

Dicas práticas para cuidar do cabelo no verão

Pré-sol

Os cuidados com os fios devem começar desde já. Isso é importante para que as mechas estejam blindadas contra qualquer tipo de agressão quando o verão estiver no ápice. Investir em máscaras capilares nutritivas pelo menos 1 vez na semana é uma boa alternativa para manter a umidade e vitalidade do cabelo, preparando-o para as altas temperaturas.

Fora isso, antes da praia ou piscina, é muito importante aplicar um protetor solar para cabelos. Sim, isso mesmo! Leave-ins, por exemplo, que apresentem proteção UV, criam uma película protetora nos fios e os mantêm blindados.

Durante exposição ao sol

Para evitar a abertura das cutículas, o que deixa os fios mais frágeis, é importante enxaguar o cabelo com água potável a cada saída do mar ou da piscina, impedindo que o cloro e o sal penetrem nas mechas. Outro cuidado essencial é desembaraçar o cabelo entre as idas e vindas da água, preferencialmente com pentes de madeira, já que as cerdas mais largas são ideais para desfazer nós sem quebrar os fios.

Pós-sol

Nessa fase, a limpeza dos fios é o que ganha destaque. Portanto, é recomendado usar um shampoo de limpeza profunda para lavar bem os cabelos, retirando completamente os resíduos de cosméticos anteriores e resquícios de sal e de cloro.

Manter uma rotina de cronograma capilar que envolva hidratação, nutrição e reconstrução também é importante. É indispensável uma agenda para manter os fios saudáveis e recuperar qualquer dano causado à fibra capilar durante o verão. Invista em máscaras capilares de hidratação pelo menos 2 vezes na semana; nutrição 1 vez na semana; e reconstrução 1 vez ao mês para devolver todos os nutrientes necessários aos fios.

Caso seja possível, também é recomendado deixar secadores e chapinhas de lado nessa temporada. Mas, se o uso dos aparelhos for muito necessário, protetores térmicos precisam estar sempre à mão.

Extra: 5 truques para acelerar o crescimento dos fios

Alimentação

“Quando você se alimenta bem, tudo no seu corpo passa a funcionar adequadamente, assim como o seu cabelo, que crescerá forte e com um brilho natural incrível. Então deixe de lado um pouco os doces e alimentos gordurosos”, diz o cabeleireiro Julinho do Carmo. Confira mais dicas do especialista abaixo!

Água

A água é necessária em todos os processos realizados pelo nosso corpo. Se você se hidratar por dentro, pode ter certeza que isso ajudará muito seus fios a crescerem rápido.

Técnica na lavagem

Na hora de lavar os cabelos, jogue-os para frente e abaixe a cabeça. Limpe e massageie o couro cabeludo, o que estimulará a circulação de sangue. Faça isso por 3 minutos aproximadamente, todos os dias, mesmo se não for lavar os cabelos.

Cortar as pontas duplas ou quebradiças

É aconselhável um corte nas pontas de dois em dois meses, dependendo do crescimento do cabelo. Isso evitará as pontas duplas e a quebra dos fios.

Chá verde

“O chá verde é uma receitinha natural e muito útil para estimular o crescimento do cabelo, devido aos antioxidantes presentes nele. Você pode usá-lo antes do shampoo, massageando e deixando agir por 5 minutos. Depois desse tempo, faça a lavagem como de costume”, finaliza o cabeleireiro.

Fonte: Revista Malu (para ler a edição completa, acesse o GoRead aqui| Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

Leia também: