Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
No Dia Mundial do Chocolate, consultamos uma especialista para responder a maior dúvida do mundo da beleza: será que comer o alimento dá mesmo espinha?
Até mesmo o chocolate amargo pode causar acne - Shutterstock

Beleza

Comer chocolate dá espinha? Descubra de uma vez por todas

No Dia Mundial do Chocolate, consultamos uma especialista para responder a maior dúvida do mundo da beleza: será que comer o alimento dá mesmo espinha?

[PAGE TITLE]

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Chocolate e os chocólatras de plantão já estão ansiosos para comemorar a data — afinal, quem não gosta de um chocolate, né? Mas, apesar de muito gostoso, o alimento pode trazer algumas consequências para a saúde, principalmente na pele. Sim, estamos falando das temidas acnes! 

E mesmo para quem dá preferência às versões 0% de açúcar, mais cacau ou meio amarga, relevamos: talvez isso não adiante tanto quanto a gente pensava, viu? Isso porque, segundo um estudo publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, dos Estados Unidos, o consumo de chocolate meio amargo em excesso é capaz de aumentar o risco de desenvolver espinhas em jovens, pois promove a colonização de bactérias e também a descamação dos corneócitos — células da epiderme. 

Comer chocolate dá espinha?
Será que o chocolate é o vilão das espinhas? (Crédito: Shutterstock)

 

Então, comer chocolate dá mesmo espinha?

"Na verdade, são vários fatores que podem causar a acne, desde a predisposição genética à hiperplasia da glândula sebácea — que deixa a pele mais propensa — as oscilações hormonais e o que é adicionado ao cacau durante a fabricação do doce", responde a dermatologista Geisa Costa. 

Portanto, é possível que um pedaço da iguaria não te dê espinhas, mas um consumo maior e, principalmente em excesso, sim. Além disso, vale se atentar aos outros fatores citados pela médica e entender que o chocolate pode não ser o único culpado. Por isso é essencial manter os exames hormonais em dia e ir ao dermatologista. 

A especialista destaca ainda os perigos das versões diets que são geralmente vistas como "do bem" e têm o consumo liberado. "Elas podem ser um problema quando o assunto é oleosidade. Porque, apesar de não ter açúcar, a fórmula leva gordura com potencial para desequilibrar a produção de sebo na pele", alerta. 

Comer chocolate dá espinha?
Se a acne surgir, o ideal é procurar o dermatologista (Foto: Shutterstock)

 

Tratando a pele após abusar do chocolate

Se você realmente enfiou o pé na jaca e comeu muito chocolate, não se culpe, apenas pense nos cuidados daqui para frente, ok? Até porque, como vimos, as causas da acne são muitas e isso não significa necessariamente que várias espinhas aparecerão por aí, mas vale se precaver e cuidar da pele. 

Segundo Geisa, o ideal é manter o skincare em dia, porque a pele é um estímulo constante — ou seja, não adianta cuidar um dia e esquecer da rotina no outro, viu? O cuidado deve ser diário. "Além de fazer a higienização correta de manhã e antes de dormir, não deixe de aplicar o hidratante e os ácidos indicados pelo seu dermatologista", recomenda. 

E se a acne realmente aparecer? Nesse caso, a dica da especialista é não espremê-la de jeito nenhum e passar longe das receitas caseiras e milagrosas para espinhas, pois tem grandes chances disso piorar o quadro. O ideal é procurar um especialista e iniciar um tratamento mais potente, efetivo de adequado. 

Fonte: Geisa Costa, médica especialista em dermatologia, membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia Pediátrica (SDPL) e da Sociedade Brasileira de Laser (SBLMC), diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center, em São Paulo e Minas Gerais. 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Entretenimento

Se você curte looks incríveis juntos com o universo do cinema, esses filmes são o melhor dos dois mundos

Beleza

Conhecida também como "banho de lua", a técnica de clarear os pelos com água oxigenada é uma boa opção para suavizá-los. Veja como fazer!

Famosos

Além de figurinhas carimbadas como Paolla Oliveira, os desfiles do Carnaval 2022 também contarão com novas musas; conheça

Estilo de vida

Se você já se perguntou se precisa ou não usar sutiã, chegou a hora de descobrir a resposta e ainda conhecer outras opções para substituir a peça

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Pets

Chegou um gatinho novo por aí? Veja algumas opções de nomes para gatos e escolha o que mais combina com ele

Moda

Quer usar vestido preto com tênis? Veja essas dicas e inspirações para looks incríveis

Moda

Confira algumas dicas para usar e abusar da calça legging em treinos e passeios sem marcas indesejadas (COM VÍDEO)