BELEZA

Saiba tudo sobre laces, utilizada por Camilla de Lucas no BBB21

Você sabe a diferença entre laces e peruca? Entenda as divergências e conheça os cuidados

Camilla de Lucas com Lace Wig
Camilla de Lucas com Lace Wig - Reprodução / Instagram @camilladelucas

por Beatryz Gaia
Publicado em 24/03/2021 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fora do confinamento, Camilla de Lucas é conhecida por sempre mudar o estilo de seu cabelo. A blogueira entrou na casa já com as box braids e semanas depois, solicitou para a equipe do BBB uma tesoura para retirar suas tranças. Com ajuda dos colegas da casa, a carioca deixou seu cabelo natural por um momento, mudando totalmente de estilo.

Reprodução / Globoplay

Logo em seguida, a participante apareceu de Lace Wig, que faz o maior sucesso por seu acabamento realista. A lace é como se fosse uma peruca, porém o acabamento é muito mais natural, nada "fake". Os fios são aplicados por uma agulha especial que implanta os cabelos na base, que é um tecido bem fininho, deixando uma aparência menos artificial. 

Além disso, existem dois tipos: a Full Lace e a Lace Front. A primeira tem toda base em lace, imitando o couro cabeludo. O tecimento do cabelo é feito fio a fio, o que deixa ela com aspecto bem natural. A vantagem é a possibilidade de usar qualquer tipo de penteado, podendo repartir o cabelo em qualquer direção, visto que em toda a extremidade da peruca parecerá o couro cabeludo.

Já a Front só tem a tela na parte da frente da cabeça, ou seja, por ser menor, tem um preço mais acessível e maior durabilidade. A parte traseira pode ser em tecido especial super leve ou tramas do cabelo costuradas.

Sobre os cuidados, a tricologista Viviane Coutinho explica que como essa técnica é delicada, e a lavagem deve ser feita de maneira suave para não danificar a renda da lace. “Se for um cabelo sintético, opte por água fria lavando com shampoo e condicionador. Desembarace sem pressa e deixe secar e em caso de cabelo humano, pode até usar uma água mais morna, sem problemas, tendo também o cuidado na hora de usar limpar e hidratar”, afirma.

A profissional também explica que não é só colocar na cabeça e pronto! É necessário, assim como os cabelos naturais, os cuidados precisos. "Principalmente as feitas com fios humanos, elas perdem hidratação, proteína e queratina, assim como o cabelo natural. Por isso, requer os mesmos tratamentos que a pessoa teria com o cabelo natural”, informa a tricologista.

Já em relação aos cabelos naturais, escondidos por dentro da lace, o cuidado precisa ser constante. "É necessário manter o couro higienizado, para diminuir qualquer risco de danos futuros e promover saúde capilar". 

É possível, com a lace, preservar o cabelo natural de tinturas e descolorações, processos químicos que costumam ser agressivos aos fios, e cortes definitivos. “O cabelo reflete muito o nosso estado emocional. Quando estamos de bem com o nosso visual, automaticamente nosso bem-estar aumenta e isso tudo nos proporciona muito prazer. A lace, se bem cuidada, só tem a complementar a identidade visual e trazer ganho de autoestima”, finaliza a especialista.

Consultoria: Viviane Coutinho, tricologista.