Aprenda a ordem correta para a aplicação de seus produtos de skincare

Aprenda definitivamente a ordem correta para o cuidado com a pele do rosto

Skincare passo a passo
Skincare passo a passo - Shutterstock

por Baárbara Martinez
Publicado em 21/02/2021 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cada vez mais pelo menos um cuidado com a pele vem sendo inserido na rotina das pessoas. Seja com um protetor solar, sabonete ou máscara facial. Com tantos produtos no mercado, fica difícil acertar a ordem de aplicação, já que cada um possui sua especialidade de tratamento.

Pensando em você, que está confusa com tantos produtos e suas funcionalidades, elaboramos o guia definitivo do passo a passo para o skincare perfeito! Confira:

1. Limpeza (Sabonete, espuma de limpeza ou gel) 

O primeiro passo de toda e qualquer rotina de skincare é a limpeza. Afinal de contas, sua pele precisa estar o mais limpa possível. Caso contrário, ela não irá absorver nada do tratamento. E o pior, o acúmulo de impurezas é um dos maiores causadores de acne adulta.

Desta forma, comece com o sabonete, seja ele líquido, em barra, em espuma ou em gel. Escolha o que seja ideal para o seu tipo de pele. 

2. Adicione a limpeza tônicos, soluções micelares e esfoliantes 

Agora é a hora de uma atenção mais especial na limpeza de sua pele. Apenas o sabonete não vai eliminar todas as impurezas que as camadas mais profundas de nossa cútis absorvem durante o dia, então é ideal complementar a limpeza com alguma solução micelar ou tônico.

Os esfoliantes também são ótimos para efetuar uma limpeza mais profunda, mas cuidado, o produto não devem ser usado todos os dias! O indicado é esfoliar a pele somente duas vezes na semana. Caso você tenha pele sensível, uma vez já é mais do que suficiente.

3- Loções, séruns e máscaras 

Agora que sua pele já está completamente limpa, você pode focar no que você quer tratar ou melhorar na região. Essa parte é totalmente específica e direcionada para a pele de cada um. Por exemplo, o uso de um creme para a área dos olhos, vitamina C, máscara purificante, etc.

4. Hidratação (cremes, géis e óleos) 

Hidratar a pele é indispensável na rotina de cuidados, e isso inclui todos os tipos de pele, da mais seca até a mais oleosa! Esse passo não deve ser ignorado de forma alguma. 

Neste caso, é muito importante saber qual o seu tipo de pele, para escolher o produto ideal para você. Hidratantes mais consistentes são mais indicados para peles secas. Enquanto os mais leves, em gel, para pele oleosa e acneica.

5- Protetor Solar

O último passo da rotina de cuidados é realizado com o uso do filtro solar, que deve ser usado todos os dias, independente ou não de você sair de sua casa. No decorrer do dia, o ideal é repassar o produto a cada 3h. 

Dica: Lembrando que os produtos de skincare que você for usar devem ser os indicados para o seu tipo de pele, recomendados pelo seu dermatologista.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.