Jeans skinny é a nova briga do mundo da moda

Os jovens da geração-Z e os millennials querem derrubar a calça skinny, símbolo da moda dos anos 2000

Calça jeans
Calça jeans - Reprodução / Instagram

por Baárbara Martinez
Publicado em 21/02/2021 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A moda atual está em pé de guerra e a culpa é da calça jeans. Os jovens da geração-Z e os millennials geraram um novo embate nas redes sociais envolvendo a calça skinny, símbolo da moda dos anos 2000. 

Segundo eles, a peça não é uma boa alternativa para os jovens, que defendem modelos mais confortáveis, retos e folgados, como a mom jeans que virou tendência nesta estação.

Como de costume, essa geração utiliza das redes sociais como palco de discussões e militância. Desde janeiro, foram postados mais de 274 mil vídeos com a tag “no skinny jeans” no TikTok e mais de 8 milhões de "millennial vs. generation Z".

A calça jeans certamente carrega signos e simbologias. Nos anos 2000, o modelo justo logo se tornou uniforme das bandas de indie rock. Se engana quem pensa que o modelo serviu apenas aos garotos do rock. A peça era favorita das it-girls, como Paris Hilton, Lindsay Lohan, Kim Kardashian e Kate Moss.

Outro quesito em jogo é as calças de cintura baixa, que teve seu auge nos corpos das modelos da Victoria's Secret. O modelo pareceu uma boa ideia em seus corpos de barriga negativa e altura significativa. Entretanto, a altura da cintura logo foi taxada como cafona para essa geração que defende o jeans que é mais gentil com todos os corpos.

Além da estética, modelos retos e folgados, simbolo dos anos 1990, são mais representativos de uma geração que se preocupa com o planeta, que quer quebrar com os vícios de consumo, causado pelo uso intenso do fast-fashion, padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados. Essa moda rápida coloca em risco os trabalhadores base desta indústria e a saúde do planeta.

Além disso, em tempos de conforto, tão requisitado devido ao isolamento social, usar jeans baggy e soltinho parece ser a solução mais viável para revezar com o moletom.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.