iPhone e iPad: conheça e use as funções da Central de controle

O recurso presente no iPhone e iPad pode facilitar diversas funções como usar o AirDrop, ligar a lanterna...Conheça e explore a Central de controle!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/01/2017 às 11:43
Atualizado às 15:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A Central de Controle oferece uma maneira simples e rápida de acessar diversos recursos úteis do seu iPhone e iPad em um só lugar. Para acessá-la, basta deslizar o dedo para cima, a partir da base da tela. A Central de Controle aparecerá como uma janela transparente cinza com diversos botões e controles deslizantes. No topo, você verá cinco botões que ligam e desligam as opções “Modo avião, Wi-Fi, Bluetooth, Não Perturbe e Bloqueio da Orientação Vertical”.

Abaixo estão os controles para o AirPlay e AirDrop, ambos usados para compartilhar itens do seu dispositivo com outros aparelhos. Na parte inferior estão os atalhos para ligar o flash LED como uma lanterna, o Temporizador do Relógio, a Calculadora e a opção de abrir a Câmera. Ao deslizar a Central para a esquerda, você encontrará os controles para reprodução de mídia (música e vídeo). Quando você terminar de usar a Central de Controle, basta deslizar o dedo de volta para baixo para encerrá-la.

Agora que você já conhece os detalhes desse recurso do seu dispositivo, confira, abaixo, o que você pode fazer com algumas das funções disponíveis:

mulher-sentada-digitando-iphone e ipad-central-de-controle

Foto: Shutterstock.com

Recursos rápidos

No topo estão localizados cinco botões usados para ativar e desativar os recursos básicos. O primeiro alterna para o modo avião, que essencialmente desliga todo o telefone, o rádio e a atividade da rede de dados, mas você ainda pode ouvir música, jogar, assistir vídeos ou usar outros aplicativos que não exijam conexões de rede ou telefone. Em seguida, estão os interruptores para Wi-Fi, Bluetooth, modo “Não Perturbe” e Bloqueio de Orientação Vertical, que bloqueia a tela na orientação em que ela estiver sendo usada no momento: retrato ou paisagem. Os controles ficam brancos quando ativos; por isso, basta tocar novamente em um recurso para desativá-lo.

Usando o AirPlay para transmitir vídeos

O botão AirPlay é usado para transmitir vídeos para uma Apple TV e áudio para um alto-falante compatível com o recurso. Com a sua mídia já em reprodução, passe o dedo para cima para acessar a Central de Controle e, em seguida, toque no botão AirPlay. Agora, selecione o dispositivo que deseja em que a mídia seja transmitida. Você também pode ativar o espelhamento ao usar a Apple TV, que irá mostrar toda a tela do iPhone em sua HDTV via Apple TV.

Ativando o AirDrop

O AirDrop é uma nova tecnologia que permite compartilhar arquivos entre dispositivos iOS sem a necessidade de fios. Para ativá-lo, toque no controle. Você pode optar por compartilhar arquivos com todos ou apenas com contatos. O AirDrop usa tanto Wi-Fi quanto Bluetooth, portanto, ao ligar o AirDrop irá ativar ambos.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.