ATUALIDADES

GPS Responsa: criado para indicar feiras, hortas e restaurantes orgânicos

GPS Responsa: conheça o aplicativo que pode te indicar as melhores feiras, restaurantes e grupos de consumo orgânico e responsável.

None
Foto: reprodução/mapa.consumoresponsavel

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/01/2017 às 16:37
Atualizado às 15:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todos já sabem que o Waze é um dos aplicativos social de GPS mais usados por quem quer se deslocar pelo mundo afora. No entanto, muitos ainda não sabem que, agora, por meio de uma iniciativa do Instituto Kairós e da Cooperativa EITA, foi lançada uma versão do aplicativo exclusivamente para pessoas que se interessam por um consumo responsável: o GPS Responsa.

O app reúne em um só mapa hortas comunitárias, grupos de consumo responsável, restaurantes que usam ingredientes orgânicos, feiras de produtos orgânicos e veganos, além de outras experiências agroecológicas e de economia solidária. 

GPS orgânico: conheça o Responsa!

Foto: reprodução/mapa.consumoresponsavel

A plataforma é disponível para celulares Android, e tem como missão tentar conectar (com o auxílio do GPS) consumidores e produtores que procuram feiras, serviços e outras experiências orgânicas.

A partir de uma interface amigável e chamativa, o GPS Responsa funciona em todo o Brasil e permite que as pessoas que cultivem esse interesse em comum marquem encontros, adicionem novos pontos ainda não mapeados e recebam notificações de iniciativas próximas à localização dos usuários. Também permite que a busca seja filtrada por tipo de local (restaurante, feira, horta) ou até município.

Responsa é novo GPS para o público orgânico

Foto: divulgação/ Revistadavila

O GPS Responsa oferece ainda um espaço no qual os usuários podem compartilhar suas dúvidas e dicas sobre o consumo responsável. Além disso, é possível trocar receitas de limpeza ecológica, maneiras de cozinhar com menos desperdício, entre outras alternativas. Até o momento, o aplicativo já tem cerca de 3 mil iniciativas cadastradas em seu banco de dados.

Daniel Tygel, integrante da EITA, cooperativa responsável pelo desenvolvimento do Responsa, afirma que “Este é o resultado do trabalho intenso de mais de um ano, em que aliamos o melhor das tecnologias digitais e design com o refinamento e cruzamento de dados de diferentes fontes, para oferecer uma experiência completa ao usuário”.

Tygel comenta ainda que, para que o aplicativo pudesse corresponder aos objetivos almejados, houve um grande diálogo com várias organizações do setor, que apoiaram o projeto, como o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), o FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e por fim o FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

“Queremos que qualquer pessoa possa encontrar perto de sua casa, escritório ou até durante uma viagem, um restaurante que utilize ingredientes orgânicos, uma feira ou uma loja na qual possa encontrar produtos agroecológicos”, explica Juliana Gonçalves, coordenadora de projetos do Instituto Kairós. E completa: “A ideia é estimular a comercialização de produtos de economia solidária e da agricultura familiar, aproximando produtores e consumidores através das relações que podem ser mais curtas, transparentes e sustentáveis.”

Vale lembrar que o Responsa é totalmente gratuito!

Para que não tem smartphones com Android, é possível acessar o mapa no site. 

LEIA TAMBÉM