RECEITAS

13 truques para dar um jeitinho nos erros culinários

Colocou muito sal no feijão, queimou o arroz ou esqueceu o bolo no forno? Alguns truques simples podem te ajudar a salvar sua receita!

None
Reprodução/iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/07/2016 às 16:07
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Imagine a cena: você comprou todos os ingredientes, escolheu com o maior carinho, começou a cozinhar e de repente… colocou sal demais na receita! Ou pior, foi atender o telefone e o arroz acabou queimando. A quantidade de alho acabou ficando exagerada. E agora?

Dias difíceis na cozinha

Foto: Reprodução/Twitter

Quem nunca cometeu alguns errinhos na hora de cozinhar? Mas não é preciso entrar em desespero se alguma coisa saiu do planejado. Existem alguns truquessimples que podem te ajudar a consertar esses probleminhas. Confira!

1. Molho queimado

Para tentar salvar um molho de tomate que acabou queimando, o truque é colocá-lo em outra panela, sem raspar a parte queimada, para que não se misture com a parte boa do molho. Na outra panela, basta adicionar uma pitada de açúcar à receita para tirar a acidez.

Molho

Reprodução/iStock

2. Alho demais

Exagerou no alho? Se você quer atenuar o sabor dele, coloque a receita no fogo novamente, adicione alguns talos de salsinha e deixe cozinhar. A salsinha vai ajudar a absorver o gosto excessivo do alho!

Alho

Reprodução/iStock

3. Bolo queimado

Se o fundo do bolo acabou queimando e você precisa retirar essa parte indesejável, o truque é usar um raladorde queijo côncavo embaixo dele, facilitando assim a retirada da camada que acabou queimando.

Bolo

Reprodução/iStock

4. Purê aguado

Se você notou que o purê acabou ficando mais aguado do que gostaria, o truque é colocar um pouco de leite em pó à receita. Assim, ele vai adquirir uma consistência maior rapidinho.

Purê

Reprodução/Alto Astral

5. Feijão salgado

Se o feijão acabou passando do ponto no sal, é possível reverter esse problema mesmo depois dele pronto. Basta colocar algumas folhas de couve ou rodelas de batata cruas na panela, e deixar mais alguns minutos no fogo.

feijao-com-bacon-45013.jpg

Reprodução/Alto Astral

6. Arroz queimado

Quem não odeia quando o arrozqueima e acaba “contaminando” todo o resto da panela? Para tentar dar um jeito nisso, o truque é retirar o arroz que não está queimado e colocar em outra panela, colocar duas metades de cebola no meio do arroz, tampar e deixar por cinco minutos. A cebola vai absorver o gosto e o cheiro de queimado!

Arroz

Reprodução/iStock

7. Caldo salgado

Se o caldo para a sua carne ou frango acabou ficando salgado demais, a solução é simples: basta adicionar mais água e deixar a receita cozinhando por mais tempo. Além desse truque, existem outras duas dicas para retirar o excesso de sal do caldo: você pode adicionar três rodelas de batata no caldo ou um saquinho de arroz. Ambos os alimentos absorvem o sal sem mudar o sabor da receita.

Caldo

Reprodução/Caldo de Piranha

8. Carne dura

Às vezes, algumas carnes que compramos acabam endurecendo no processo de cozimento. Uma das técnicas mais simples para dar um jeito nisso é colocar fatias de fruta sobre ela, na hora de cozinhar. Você pode escolher maçãs, abacaxi, manga ou pera. A carne vai absorver o sumo da fruta e ficar ainda mais suculenta.

Carne

Reprodução/iStock

9. Carne salgada

Se a carne acabou ficando salgada demais, você pode pensar em maneiras criativas de “contornar” o problema. Um deles é adicionar ao prato um molho cremoso, feito à base de farinha. Outra solução é adicionar repolho picado, abobrinhas ou batatas raladas à receita, pois esses alimentos vão “sugar” o sal.

Veja também

10 canais de culinária para conhecer no Youtube

10 receitas infalíveis para quem odeia cozinhar

Carne na panela

Reprodução/iStock

10. Carne queimada

Se a carne queimar, você pode cortar a camada queimada e fritar por mais um tempo, adicionando dessa vez um pouco de água ou de caldo.

Carne

Reprodução/Iguaria.com/Hugo

11. Panquecas ou crepes grudados

Pra não deixar que os crepes ou panquecas grudem na frigideira e atrapalhem todo o andamento da receita, você pode adicionar um pouco mais de farinha à massa. Outro truque é não começar a fritar com a frigideira fria. Para isso, aqueça com um pouco de azeite antes de despejar a massa.

Panquecas

Reprodução/Alto Astral

12. Verduras murchas

Um truque para “reviver” as hortaliças da sua cozinha é bem simples. Coloque as verduras em meio litro de água e adicione uma colher de vinagre de maçã, deixe por alguns instantes e depois seque com cuidado.

Rúcula

Reprodução/Escolhas a Guiar

13. Ovo “rachado”

Quem nunca foi colocar um ovo para cozinhar e ele acabou batendo no fundo e dando uma rachadinha? O truque para consertar isso rapidinho é simples: basta colocar uma colher de vinagre na água do cozimento. Isso vai ajudar a coagular a clara e evitar que ela vaze.

Ovos

Reprodução/iStock