RECEITAS

Utensílios: 11 dicas para conservar os equipamentos de cozinha!

É importante manter os utensílios bem cuidados, mas você sabe como fazer isso? Separamos 11 dicas para conservar os equipamentos de sua cozinha! Confira!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/08/2016 às 12:40
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Há cozinhas super equipadas, outras menos, mas a maioria das cozinhas têm pelo menos um liquidificador e uma batedeira. Utensílios básicos para qualquer cozinheira e que vieram para facilitar as tarefas domésticas, principalmente aquelas realizadas na cozinha. Mas para que eles cumpram, realmente, o papel de praticidade, é preciso saber como conservá-los e utilizá-los da melhor maneira.

Armários de cozinha com fogão, potes, mixer e liquidificador.

FOTO: Shutterstock.com

Instruções de uso

  • Sim, é chato ler aqueles textos enormes do manual de instrução, mas é importante reservar um tempinho para entender melhor o funcionamento do seu equipamento. Às vezes ele tem funções que você nem imaginava e que podem ser muito úteis. Segurança
  • Não bata alimentos quentes no liquidificador, deixe-os esfriar um pouco antes de iniciar o processo. E se for bater algo morno, lembre-se de segurar a tampa com um pano de prato para impedir que o vapor a empurre.
  •  Antes de manusear seu liquidificador, mixer, batedeira ou processador de alimentos, lembre-se de estar com as mãos limpas e secas. Mãos molhadas podem oferecer risco de choque elétrico.
  •  Não se esqueça de retirar o equipamento da tomada logo após o uso.

SAIBA MAIS 

Bolo de liquidificador

Receitas com batata-doce

Omelete de liquidificador

Limpeza

  • Para limpar facilmente o copo do liquidificador ou do processador, encha-o até a metade com água quente e um pouco de detergente e bata para remover os resíduos. Lave e seque bem.
  • Evite utilizar palha de aço ou o lado abrasivo das esponjas para não riscar o copo do liquidificador ou do processador.
  • Lave as lâminas afiadas do processador cuidadosamente, com escova. Mantenha os dedos longe das extremidades da lâmina!
  • Evite deixar as lâminas do processador ou liquidificador de molho. E ao terminar a lavagem, seque bem as lâminas e o copo.

Guardando os utensílios

  • Separe os utensílios que você mais utiliza e guarde-os em locais de fácil acesso para que você os tenha sempre à mão.
  • Ao invés de guardar as pás da batedeira em uma gaveta, a dica é pendurá-las em um gancho. Isso evitará que se danifiquem e você as encontrará mais facilmente.
  • Guarde as lâminas do processador dentro do maior recipiente do próprio processador ao invés de deixá-las na gaveta. Uma dica é fazer sulcos na embalagem do aparelho para guardá-las espetadas, evitando acidentes.