É comum presentear as crianças com coelho na época da Páscoa, entretanto, o pet requer uma rotina especial – e isso deve ser considerado antes da compra
por Redação Alto Astral
Publicado em 20/03/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00
Você sabia que a venda de coelhinhos aumenta na época de Páscoa? Isso porque, como o animal é símbolo da data, muitos pais compram para presentear seus filhos junto aos ovos de chocolate. Mas será que essa é uma boa ideia?
"Os coelhos são animais domésticos, que vivem em média 8 anos, têm temperamento tranquilo, são dóceis e carinhosos, e adoram um colo! Por isso, são tão amados por todos, especialmente pelas crianças", explica a veterinária Solange Cestero Rodriguez.
Há poucos menos de um mês da Páscoa, a especialista listou alguns cuidados que você precisa ter caso decida comprar ou adotar o animalzinho. Afinal, a rotina continua após as comemorações, né?! Confira:
É necessário conhecer seus hábitos alimentares para prevenir problemas, já que os coelhos são animais herbívoros. Por isso, além da ração própria para espécie, eles devem comer verduras verde-escuras, como couve e almeirão, ao menos, três vezes por semana. Também necessitam de fibras mais fortes, para estimular o trato digestivo, como talos de cenoura e feno de capim.
Esses animais possuem hábitos alimentares noturnos, e, devido a isso é aconselhável oferecer ração, verduras e legumes durante o dia. Já na parte da noite, deixar sempre feno à disposição, além de água fresca. As frutas podem ser oferecidas como petisco.
Os peludos possuem também a particularidade do crescimento contínuo dos dentes incisivos superiores, e, por este motivo, necessitam desgastar estes dentes. Para isto, é necessário oferecer-lhes galhos de árvores frutíferas, como, por exemplo, goiabeira e acerola, para roerem e fazerem o desgaste, ou um pedaço de madeira “in natura”.
Aqui vai um alerta: cuidado para que os coelhos não estraguem os móveis da casa! Neste sentido, muitas vezes é aconselhável mantê-los num cercadinho — o tamanho recomendado é de 3m x 2m x 2m — durante a parte do dia em que não estarão sob supervisão. Nunca se deve manter um coelho preso em uma gaiola por tempo integral!
Eles devem ser escovados com frequência para manter a pelagem saudável, sem nós, e sem a presença de parasitas. O ato de escová-los também é uma terapia para seu cuidador. Estes animais gostam de se auto-higienizar, e, por isso, o banho não deve ser uma preocupação. Ufa!
As instalações destes pets devem ser constantemente limpas e desinfetadas, viu? E, sempre que possível, o coelho deve ter acesso aos banhos de sol, e às atividades ao ar livre, como cavar buracos — a espécie ama!
Os coelhinhos são ainda uma espécie muito utilizada para a Terapia Animal Assistida (TAA), por ser um animal de fácil criação, porte pequeno e fácil manutenção. São usados ainda para interagir com crianças e pessoas hiperativas, pois sua docilidade e tranquilidade fazem com que a criança desenvolva o foco na atividade que está realizando com o animal. Além disso, são bichinhos silenciosos e possíveis de se criar em ambientes mais reservados, como casas e apartamentos.
Se depois de ficar por dentro de todos esses cuidados, você tem certeza que poderá manter a rotina do pet em dia, então, está liberado comprar um coelho! Ah, não se esqueça de levá-lo ao veterinário regularmente, viu? Isso ajudará a prevenir doenças e manter seu coelhinho sempre saudável!
Fonte:Solange Cestero Rodriguez, médica veterinária.
Leia também
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.