Connect with us

O que você está procurando?

Em 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore! A data chama atenção para o cenário de devastação ambiental, como as queimadas no Pantanal.
- Foto: Shutterstock

Dia da Árvore: entenda a importância de preservar esse bem precioso

Em 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore! A data chama atenção para o cenário de devastação ambiental, como as queimadas no Pantanal.

Hoje, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. A data foi criada para celebrar a chegada da primavera mas, este ano, traz o cenário alarmante visto nas florestas brasileiras. Para ressaltar a importância da preservação ambiental e do combate ao desmatamento, listamos as principais funções desempenhadas pelas árvores no nosso dia a dia!

Vale a pena aproveitar o Dia da Árvore para se mobilizar pela atual situação das queimadas no Pantanal. O bioma apresenta um crescimento de 219% de focos de calor em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de ser uma característica natural do clima quente e seco da região do Mato Grosso, especialistas afirmam que a maioria dos incêndios foram provocados por ação humana.

O crescente aumento do desmatamento das florestas, especialmente em virtude do agronegócio, também é um agravante para as queimadas. Como resultado, as partículas geradas pelo fogo podem ser notadas em diversas partes do país.

Foto: Reprodução/Gustavo Basso/National Geographic

Dia da Árvore: veja alguns motivos para a conscientização

Manutenção do ar que respiramos

Quem não aprecia a sensação de abrir as janelas e respirar ar puro? As árvores são responsáveis por absorver o gás carbônico (CO2) da atmosfera e liberar oxigênio (O2). Com isso, elas contribuem com a diminuição da poluição, redução das temperaturas e aumento da umidade do ar. Pessoas que sofrem de doenças como asma, câncer de pele ou até mesmo estresse podem usufruir dos benefícios da presença de árvores.

Questão de equilíbrio

Cada ser vivo tem uma função única na natureza. As árvores, por sua vez, carregam a responsabilidade de manter cerca de 50% da biodiversidade da Terra. Ao prejudicarmos esse equilíbrio, as consequências são: aquecimento global, derretimento de geleiras, extinção de espécies, fortes tempestades…

Mil e uma utilidades

Além de ocuparem um papel primordial nos ecossistemas, as árvores podem muito mais. As homenageadas do Dia da Árvore produzem as frutas e sementes que consumimos, assim como as flores que decoram nossas casas. Fora isso, também são matéria-prima da madeira, papel, látex, resinas e muito mais.

É importante lembrar que, para que essa produção toda aconteça sem prejudicar o meio ambiente, as empresas devem investir no reflorestamento, priorizando sempre a preservação da natureza.

Protagonistas da primavera

A estação das flores começa amanhã (22), no Hemisfério Sul, e termina em dezembro com a chegada do verão. Essa é a época que muitos consideram a mais bela do ciclo da natureza: nascem novas folhas, as flores brotam e a maioria dos animais se reproduzem. Nada disso seria possível sem as árvores!

Faça sua parte!

Ainda que seja um problema de larga escala, você também pode fazer a sua parte para celebrar o Dia da Árvore. Não jogue lixo na rua, nem mesmo um papel de bala; mostre aos seus filhos a importância de reciclar o lixo e evite a utilização de “plásticos de uso único”, como sacolas e canudos de plástico.

Quer contribuir na luta contra as queimadas no Pantanal? Procure se engajar mais nas causas ambientais, cobre posicionamentos de governantes e manifeste seu apoio nas redes sociais. São esses pequenos atos que podem fazer uma grande diferença!

Leia também:

Advertisement

Famosos

A estrela de "Euphoria" desbancou grandes nomes, tornando-se a mais jovem a levar o prêmio de Melhor Atriz em Série Dramática. Confira!

Moda & Beleza

De pijamas a alta-costura, celebridades arrasaram nas produções para a cerimônia virtual. Veja mais detalhes e inspire-se!

Mundo místico

Se você sente a vida muito corrida e não enxerga mais tempo para os momentos de alegria, saiba que a oração a São Cosme e Damião pode ajudar!

Receitas

Que tal preparar um sorvete de doce de leite caseiro prático, rápido e delicioso – gastando pouco? Confira a receita completa.

Estilo de vida

Onde é melhor guardar as frutas? Na fruteira ou na geladeira? Acabe com suas dúvidas e descubra como conservar melhor esses alimentos!

Moda & Beleza

Quer saber as cores de esmaltes em alta na primavera? Fique por dentro e descubra todos os tons que irão bombar nessa estação!

Casa & Decor

Seu gato ou cachorro vive soltando pelos pela casa e nas suas roupas? Aprenda como limpar e resolver esse problema

Moda & Beleza

Em tempos de coronavírus, muitas pessoas têm percebido o aumento de cravos e espinhas. Veja dicas para prevenir e tratar o "maskne"!