Espécies de plantas para melhorar o clima da sua casa

Está em busca de plantas para melhorar o clima da sua casa? Veja espécies para ambientes úmidos e secos, com ou sem luz, que melhoram a qualidade do ar

Foto: Reprodução

Está em busca de plantas para melhorar o clima da sua casa? As plantas são essenciais tanto em nossos jardins quanto dentro de nossas casas, uma vez que elas tem o poder de equilibrar a umidade do ar e renovar o oxigênio local. Além disso, podem deixar o ambiente mais agradável filtrando o ar de poeiras, ácaros e outros fatores que podem prejudicar a saúde, principalmente de pessoas que são alérgicas.

Plantas para melhorar o clima da sua casa

Espécies que absorvem o excesso de umidade

Lírio-da-paz

Essa planta tem suas origens de florestas tropicais, que são consideradas quentes e úmidas. Sendo assim, ela se comporta perfeitamente em ambientes relativamente quentes e úmidos da sua casa também. O lírio-da-paz absorve não somente absorve o excesso de umidade, mas também normaliza o clima e o ar da casa por destruir as esporas de mofo. Uma boa opção é colocá-la nos banheiros da casa.

Espécies de plantas para melhorar o clima da sua casa

Foto: Divulgação/Meupomar

Limoeiro

O limoeiro é uma planta que precisa de luz  e umidade, por isso deve ser deixada em um lugar iluminado. Durante a floração deixa no ar um aroma cítrico e absorve o excesso de umidade dos ambientes. As folhas, por terem grande substâncias medicinais, esterilizam o espaço ao seu redor. Evite deixar a planta em uma parte fria e escura da casa.

Espécies de plantas para melhorar o clima da sua casa

Foto: Divulgação/greenMe

Loureiro

Essa planta gosta muito de áreas amenas. Cresce muito bem em ambientes com ar úmido e semi-sombra, pois dessa forma consegue absorver a umidade do ar local e ajuda a manter um microclima ideal para o ambiente. Suas folhas devem ficar longe do vento, e quando secas podem ser usadas na cozinha.

O loureiro é uma boa planta para controlar a umidade dos ambientes.

Foto: Shutterstock

Espécies que umidificam o ar 

Espada-de São-Jorge

É uma planta muito fácil de ser cuidada, e não precisa ser regada muita vezes ao dia. A Espada-de-São-Jorge é capaz de limpar do ar substâncias como o benzeno, formol, xileno e tolueno, e produzir seu oxigênio durante a noite. Por esses motivos é ótima para se ter em casa e umidificar o ar em vários ambientes da casa.

A planta além de limpar o ambiente, traz um ar descontraído para a decoração.

Foto: Divulgação/elasporelas

Figueira

A figueira é considerada uma planta espaçosa, que gosta de lugares amplos e semi-sombra. Também não se identifica com ambientes que carreguem muitas correntes de ar, e nem água em excesso pois ela já umidifica por si só o ambiente. É ótima para ambientes caseiros, porque além de umidificá-los, neutraliza toxinas e suas folhas atuam contra acúmulo de poeira. Uma boa pedida para os alérgicos.

A planta também pode ser colocada em grandes vasos.

Foto: Divulgação/Uol

Kalanchoe

Conhecida como a flor da fortuna, ela é uma das plantas para melhorar o clima da sua casa. É muito bonita e barata também, podendo ser encontrada em uma variedade de cores, como laranja, vermelha, rosa e amarela. Por ser umidificadora de ar, acumula gotículas de água nas folhas e é perfeita para espaços com ar seco. Não necessita de muita água também, no entanto precisa de espaços bem iluminados.

É uma planta de origem africana, bem popular no Brasil

Foto: Divulgação/Solisplant

 
LEIA TAMBÉM