Connect with us

O que você está procurando?

A atriz Cleo explicou que, devido à doença, costumava 'comer até passar mal'. Entenda tudo sobre a compulsão alimentar
- Créditos: Reprodução / Instagram

Compulsão alimentar: entenda a doença que fez Cleo ganhar 20kg

A atriz Cleo explicou que, devido à doença, costumava 'comer até passar mal'. Entenda tudo sobre a compulsão alimentar

Cleo abriu o jogo sobre sua compulsão alimentar durante uma entrevista reveladora para o jornal O Globo. A atriz comentou que ‘comia até se machucar’ e, após fazer o tratamento adequado, acabou emagrecendo 20kg.

“Ia [comendo] até passar mal. Perdi o preconceito com remédios, e pela primeira vez, comecei a tratar a compulsão de verdade. Me convenci [a fazer o tratamento] quando ele [médico] disse que eu não ia parar de comer, mas parar de me machucar comendo. Em um mês fazendo tudo certinho, tudo melhorou: o sono, a fome, eu”, disse ela, que atualmente anda focada nos treinos e atividades físicas.

A compulsão é caracterizada pelo ato de comer de forma descontrolada, em um curto espaço de tempo, mesmo sem fome. Segundo o psicólogo Ricardo Milito, as pessoas que sofrem desta causa comem de forma compulsiva como gatilho das mudanças emocionais, como situações de estresse e ansiedade.

“Além de suprir necessidades fisiológicas, o alimento consegue evocar boas memórias de cuidado e carinho, por exemplo ao comermos aquele bolo que nossa avó fazia quando éramos criança”, afirma o profissional.

Ricardo destaca que, neste caso, é importante estar atento aos sintomas da compulsão alimentar. “Se alimentar mais rápido que o normal, comer até se sentir incomodamente farto, sentir repulsa por si mesma, depressão ou demasiada culpa após comer excessivamente e se alimentar escondida ou sozinha por ter vergonha”.

O tratamento é multidisciplinar, com o acompanhamento de um psicólogo, psiquiatra, nutricionista e, se necessário, outros profissionais. “Com a psicoterapia, o indivíduo poderá compreender melhor o significado da refeição, buscando ter hábitos e rotina mais saudáveis, entender seus sentimentos, pensamentos e crenças disfuncionais que funcionam como gatilhos para a compulsão alimentar. Consequentemente, será capaz de enfrentar melhor situações desafiadoras”, finaliza.

Consultoria: Ricardo Milito, psicólogo / Texto: Baárbara Martinez

Advertisement

Estilo de vida

O término nem sempre é um processo fácil de ser superado. Pensando nisso separamos 5 dicas para você passar bem pelo fim.

Receitas

Confira o passo a passo de pratos leves e fáceis para refrescar o verão e deixar o sorvete apenas para a sobremesa.

Pets

Seu amigo de quatro patas está incomodado com o calor? Refresque seu cachorro com picolé neste verão! Confira algumas receitas.

Mundo místico

Sentir vergonha é bem comum para alguns signos e raro para outros. Saiba como o seu signo solar improvisa nessas situações incomuns.

Receitas

Cansada de fazer mais do mesmo? Veja uma lista repleta de receitas com batatas e saia da rotina.

Estilo de vida

Além das polêmicas, Lucas Penteado, do BBB21, virou assunto por ter alopecia no couro cabeludo. Entenda tudo sobre a condição!

Famosos

Após brigas com Lucas, Karol Conká incomoda Juliette, que pensa em desistir do prêmio de 1,5 milhão do Big Brother Brasil 21.

Receitas

Descubra diferentes receitas de salada para você ter um verão mais fresco!