MUNDO MÍSTICO

Saiba como os signos lidam com a vergonha

Sentir vergonha é bem comum para alguns signos e raro para outros. Saiba como o seu signo solar improvisa nessas situações incomuns.

None
Reprodução: Shutterstock

por Fernanda Villas Bôas
Publicado em 04/02/2021 às 18:48
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Situações constrangedoras podem ser um pesadelo para alguns signos e absolutamente naturais para outros. O que determina o grau de vergonha é a relação que cada signo estabelece com imprevistos, equívocos ou circunstâncias desconhecidas do dia a dia. Sentir mais ou menos vergonha também tem a ver com a habilidade pessoal de improvisar. Curiosa? Saiba como seu signo tende a se comportar!

Áries

Definitivamente, a vergonha passa longe desse signo. Sempre que se vê numa situação embaraçosa, você dá a volta por cima com muita competência. Também pode rir de si mesma de um jeito espontâneo e envolvente. O fato é que Áries adora conversar com as pessoas e viver experiências novas. Por isso, situações desconhecidas atiçam sua curiosidade e elevam sua adrenalina. Medo? Passa longe, beeem longe!

Touro

Etapas iniciais de processos podem despertar algum receio aí dentro. Por exemplo, se estiver debutando num novo emprego, é possível que fique acanhada no primeiro dia. Aproximar-se de uma turma com a qual não tem nenhum contato também pode colocar a vergonha taurina no “modo on”. Mas, à medida que se solta e se familiariza, você passa a incorporar essas vivências e a vergonha desaparece como mágica.

Gêmeos

Seu signo não é fiel a regras! Num dia, você se revela bastante extrovertida. No outro, se mostra fechada e a fim de curtir a própria companhia para pensar na vida, rever objetivos, etc. Nesses momentos de recolhimento, não é acanhamento o que você sente, e sim vontade de se isolar, embora nem todo mundo interprete assim. Em geral, administra com naturalidade os constrangimentos: jamais perde o sono por causa deles!

Câncer

É raro o seu signo não apresentar traços de timidez. Como a maioria das cancerianas tem um vasto mundo interior, dificilmente conseguem disfarçar as emoções. Por isso, nas ocasiões em que você falha ou vira o centro das atenções, é provável que se sinta envergonhada e com vontade de sumir! Porém, quando o climão passa, você relaxa e pode até se divertir com a história, mais tarde, ao lado da família.

Leão

Você não sabe o que é timidez, inibição, constrangimento, “mico”… Nada disso pertence ao seu exuberante DNA! Para a maioria dos leoninos, situações inconvenientes servem para testar a criatividade, a versatilidade e a capacidade de superação da gente. E servem também para deixar a marca leonina nesse mundão. Como você adora desfilar sua personalidade forte por aí, não é a vergonha que vai inibir seus passos, né?

Virgem

Tudo bem que Virgem não é um signo extrovertido, mas também não chega a ser um poço de timidez! O que mexe com o seu astral é quando os imprevistos atrapalham sua rotina. Ao precisar improvisar – coisa que detesta fazer! –, é possível que se sinta um pouco atrapalhada ou envergonhada. Mudanças em cima da hora também afetam suas inseguranças. Mas, quando consegue se organizar novamente, tudo volta ao normal.

Libra

A timidez não é uma característica libriana, mas é possível que você fique acanhada em situações específicas. Por exemplo, se precisar falar em público, pode bater um medinho. Outra possibilidade: quando se sente pressionada a dar uma opinião ou assumir uma posição, tende a hesitar e a ficar incomodada, com vontade de se mudar para Júpiter! Sua timidez só não dá as caras perto de gente conhecida e estimada.

Escorpião

Como não gosta de se expor nem entregar seus sentimentos, você dificilmente sente vergonha. Mas, caso precise encarar uma situação constrangedora, não foge da raia! Em circunstâncias difíceis, seu interesse é observar como se sente para se conhecer melhor e tentar arrancar dos obstáculos ensinamentos e transformações. Se alguém sente vergonha ao seu lado, sua primeira reação é tranquilizar a pessoa.

Sagitário

Inibição? Você nem sabe o que é isso! No dia a dia, esse signo só sabe ostentar descontração, desenvoltura e desembaraço, gente! Se cometer um erro ou ”passar carão”, tende a rir muito e a fazer a pergunta clássica: “quem nunca?”. Para Sagitário, sentir vergonha é pura perda de tempo. Por isso, você aproveita cada momento livre para celebrar a alegria, os encontros felizes, as conquistas, as celebrações e os prazeres.

Capricórnio

Por ser bastante precavida, não é comum você protagonizar cenas constrangedoras. Em geral, seu signo se organiza direitinho para reduzir o número de erros e imprevistos no dia a dia. Porém, quando comete um equívoco, sua primeira reação é consertar as coisas rapidamente para evitar o embaraço. Se não der, sua tática é se fechar. Na intimidade, pode até achar graça do vexame, mas na frente dos outros, não!

Aquário

Sentir vergonha não faz parte do repertório aquariano. Esse signo, que está sempre de olho no futuro, no amanhã, considera os constrangimentos acontecimentos absolutamente normais e não acha produtivo se preocupar com isso. “Errou? Faz de novo!” – você pensa. Embora não seja tímida, prefere ficar no seu canto a socializar com qualquer um, já que morre de medo de perder a própria liberdade, seu bem mais valioso.

Peixes

A receita original de Peixes inclui, sim, umas colheradas de timidez. Como suas emoções são profundas e tudo afeta seu coração de um jeito intenso, você abomina a vergonha por temer a possibilidade de virar motivo de chacota para alguém. Se isso acontecer, pode se magoar ou se irritar de verdade, gerando uma crise diplomática! Como seus amigos sabem disso, aconselham você a não se expor sem necessidade.

Texto: Fernanda Villas Bôas