Vegetais ricos em proteínas: 9 opções para incluir na sua dieta

Para ter uma alimentação saudável é essencial escolher com atenção o que comer. Confira quais são os vegetais ricos em proteínas para incluir na dieta!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/01/2021 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você é vegetariana, vegana ou apenas quer diminuir o consumo de alimentos de origem animal e ter uma alimentação mais saudável, nada melhor do que investir nos vegetais ricos em proteínas para substituir a carne.

De acordo com o The Vegan Society, as proteínas são nutrientes essenciais no combate a infecções, no aumento da velocidade das reações do corpo, na construção de hormônios e no transporte de oxigênio. Elas são fundamentais para a construção dos órgãos, da pele e principalmente de massa muscular, por isso não pode faltar no cardápio. Confira uma lista com nove alimentos proteicos para você acrescentar à sua dieta!

Quais os vegetais ricos em proteínas vegetais?

Espinafre

Com 49% de proteína na sua composição, o alimento lidera a lista dos vegetais. O superalimento é fonte de vitaminas A, C, K e vitaminas do complexo B. Popularmente, ele é muito utilizado no combate a anemias por também ser uma fonte riquíssima de ferro.

Couve

Folha muito usada em refogados e sucos apresenta 45% de proteínas, além de ser rica em vitamina C, A e B6, fibras, cálcio, ferro e fósforo.

Brócolis

Também apresenta 45% de proteínas. É um vegetal rico em minerais, vitaminas e fibras, além de ter propriedades alcalinas que auxiliam no equilíbrio do organismo. 

Couve-flor

Com 40% de proteínas, ele é fonte de potássio, proteína, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6 e ácido fólico.

Salsinha

Muito usada na cozinha e como opção de chá refrescante, a salsa apresenta 34% de proteína. No cardápio, ela acrescenta vitaminas A, C e K que auxiliam no nosso sistema imunológico e cardiovascular.

Pepino

O pepino não é somente bom para a pele, ele é rico vitamina C, B5, potássio, magnésio, folato, fibras e antioxidantes. Composto 90% de água, o vegetal apresenta 24% de proteína que podem beneficiar os músculos. 

Pimentão

O vegetal possui 22% de proteínas e apresenta boas quantidades de vitaminas C e A e minerais como cálcio, fósforo e ferro. Ele também é rico em capsaicina, uma substância com propriedades vermífugas que ajudam a limpar o estômago.

Repolho

Com 22% de proteína, o vegetal possui fibra insolúvel, um tipo de carboidrato que ajuda a manter o sistema digestivo saudável.

Tomate

Muito usado em saladas, o fruto apresenta 18% de proteína, além de ser rico em vitaminas A, B e C, fósforo, ferro, potássio e antioxidantes, como o licopeno.

Colaboração: Boa Terra | Edição: Mariana Oliveira

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.