Transtornos de aprendizagem prejudicam diversas atividades

Às vezes confundidos com uma simples desatenção, os transtornos de aprendizagem afetam diversos aspectos da vida cotidiana; TDAH é um dos mais conhecidos

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/11/2016 às 08:57
Atualizado às 11:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Imagine-se observando uma folha de papel repleta de números e palavras e não conseguir interpretar o que está impresso. Ou ainda tentar se comunicar de forma escrita e inverter sílabas e letras, prejudicando a comunicação com outras pessoas. Para quem não sofre com transtornos de aprendizagem, pode parecer apenas uma confusão devido ao estresse, desatenção, um problema de visão ou a dificuldade para entender a caligrafia de outra pessoa. Contudo, para muitas crianças e adultos, é consequência de um distúrbio que afeta os âmbitos acadêmico, profissional e social.

Transtornos de aprendizagem prejudicam diversas atividades

FOTO: Shutterstock.com

No cotidiano

Os transtornos de aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar e nas atividades diárias. Para a pedagoga Amanda Menezes, os distúrbios representam a falta de habilidade na aprendizagem e problemas na escrita, fala e leitura. “Pode manifestar-se em indivíduos que apresentam resultados negativos, abaixo do seu nível de desenvolvimento, tanto intelectual quanto na escolaridade”, esclarece.

As dificuldades em aprender também podem estar relacionadas a aspectos exteriores como uma metodologia de ensino inadequada ou problemas familiares constantes. Contudo, de acordo com a neuropsicóloga Renata Paes, “os transtornos de aprendizagem correspondem a fatores intrínsecos ao indivíduo como anormalidades no processo cognitivo, que derivam de alguma alteração biológica”. Isso significa que a pessoa afetada pode apresentar complicações para adquirir habilidades na infância, fato que, às vezes, permanece até a vida adulta, caso não haja intervenção médica e pedagógica.

 TDAH

Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) aparece ainda na infância. Crianças que o apresentam costumam ser desatentas, impulsivas e inquietas. Tal comportamento pode afetar o desenvolvimento escolar e social, por isso, é importante identificar o que realmente está dificultando o aprendizado, para que os métodos corretos de intervenção sejam colocados em prática.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érica Aguiar/Colaboradora – Entrevistas: Andrey Seisdedos e Érica Aguiar/Colaboradores – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Consultorias: Amanda Abreu Menezes, coordenadora do curso de pedagogia na Faculdade Anhanguera de Brasília – Pistão Sul (DF); Jucineide Della Valentina de Oliveira e Mariana Calhau, professoras no curso de psicologia da Faculdade Pitágoras, em Linhares (ES); Renata Alves Paes, psicóloga cognitivo-comportamental e doutora em neurociências.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.