Connect with us

O que você está procurando?

O melhor modo de lutar contra o problema do fígado gorduroso é através de uma alimentação saudável. Confira os melhores aliados nessa luta!
- FOTO: Shutterstock

Fígado gorduroso? Confira os alimentos que combatem o problema!

O melhor modo de lutar contra o problema do fígado gorduroso é através de uma alimentação saudável. Confira os melhores aliados nessa luta!

O fígado gorduroso – ou esteatose hepática – é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no órgão. Se a doença não for diagnosticada a tempo, o fígado pode inchar bastante e evoluir para uma cirrose. Porém, não existe um tratamento específico para essa situação, há apenas formas de prevenção e de impedir a sua evolução. Uma delas é a mudança de hábitos alimentares, a diminuição do peso corporal e a prática regular de exercícios físicos.

figado-gorduroso

FOTO: Shutterstock

As principais causas do fígado gorduroso são a ingestão exagerada de alimentos ricos em gordura – que aumentam o colesterol e sobrecarregam o órgão – e o alcoolismo. A doença pode também estar associada a outras, como o diabetes, a hipertensão e a obesidade.
Por isso, segundo a nutricionista Ana Paula Martins, o recomendado para quem possui esse problema é ter uma alimentação mais saudável, dando preferência a alimentos com baixo teor de gordura. Os doces e o álcool também devem ser evitados, e a nova dieta deve ser rica em proteínas e em fibras, como gérmen de trigo, aveia e granola.

Alcachofra

Possui acinarina, ácido cafeico e luteolina. Elas estimulam a produção da bile hepática, formando os sais biliares e auxiliando no bom controle do colesterol. Contém também um princípio ativo que possui propriedades hepatoprotetoras e regeneradoras das células hepáticas. “Devido ao seu potencial de detoxificação, ela auxilia no bom funcionamento do intestino e do organismo, melhorando e aumentando a termogênese, podendo ajudar, assim, na queima calórica e, consequentemente, na perda de peso corporal”, explica a nutricionista Andrezza Fernande.

alcachofra

FOTO: IngramPublishing/OtherImages

Dente-de-leão

Uma planta com função anti-inflamatória muito importante no tratamento hepático”, diz Andrezza. Ela auxilia na remoção das toxinas e, também, na diurese, melhorando a retenção de líquidos no corpo. “O suco de folhas de dente-de-leão elimina resíduos do fígado e melhora o funcionamento da bile”, acrescenta Ana Paula.

Couve, brócolis, agrião, mostarda e repolho

Fornecem glicosilanatos – que eliminam substancias químicas –, além de nutrientes como o enxofre, que ajuda a ‘limpar’ o fígado.

Alho e cebola

“Eles possuem compostos enxofrados, como a alicina, sulfetos e ajoeno, que têm ação protetora e antioxidante comprovadas”, explica Andrezza.

alho-cebola

FOTO: iStock.com/Getty Images

Aloe vera

“Não poderia deixar de citar, pois gosto muitos dos resultados desta planta, não somente no tratamento hepático, mas nos seus vários benefícios a saúde”, comenta Andrezza. Vale lembrar que ela não deve ser manipulada caseiramente, pois a sua casca tem uma substancia tóxica, que pode causar muita irritação no intestino e até problemas mais graves. No fígado, ela age na remoção das toxinas e na regeneração hepática devido ao seu grande potencial anti-inflamatório – por conter prostaglandinas – e antioxidande – devido ação da enzima superóxido desmutase.

Gengibre

“O gengibre regula as secreções liberadas pelo fígado devido a sua ação adstringente”, explica Ana Paula. Ele pode ser ralado ou adicionado a sucos e chás.

gengibre

FOTO: iStock.com/Getty Images

Açafrão

“É o tempero favorito do fígado”, comenta Andrezza. A curcumina presente no açafrão-da-terra apresenta potentes efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e antimutagênicos. Por isso, tente adicionar um pouco desse desintoxicante ao seu prato.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Andrezza Fernande e Ana Paula Martins, nutricionistas

 

LEIA MAIS

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que a maçã possui propriedades importantíssimas para nossa memória? Descubra mais sobre essa fruta e a necessidade de consumi-la diariamente.

Estilo de vida

Conheça os cinco alimentos diferentes que além de serem gostosos, ajudam o coração na prevenção das doenças cardiovasculares

Estilo de vida

A compulsão alimentar normalmente vem acompanhada da ansiedade. Entenda como prevenir esse problema que pode causar outras doenças!

Mundo místico

Em seu mais novo livro, Ruah, Padre Marcelo traz mensagens inspiradoras para superarmos as aflições. Reflita e renove suas esperanças.

Mundo místico

Tem função mais complexa que essa de ser mãe? Elas são extremamente especiais e, por esse motivo, merecem muito respeito e amor. Reze com muita fé por elas!

Estilo de vida

Saiba como liquidar com aqueles quilinhos extras que insistem em se acomodar no seu corpo, atrapalhando o seu programa de emagrecimento

Mundo místico

Momento de ficarmos ainda mais próximos de Nosso Senhor. Entenda os significados dessa celebração e viva ainda mais intensamente essa experiência religiosa.

Mundo místico

De origem espiritual, as doenças cármicas são inseridas no processo reencanatório de um indivíduo visando sua aprendizagem e progresso.