ESTILO DE VIDA

Panqueca e tapioca: acerte na massa e se delicie com esses lanches levinhos!

Aprenda a turbinar a panqueca e a tapioca com ingredientes mais saudáveis e incremente cada vez mais sua dieta para ter resultados positivos!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/08/2017 às 10:29
Atualizado às 12:21

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É possível acrescentar na massa da panqueca ou da tapioca alimentos saudáveis que ajudam na perda de peso e no ganho de massa muscular. Saiba o que colocar e o modo certo de fazer cada uma dessas delícias!

Panqueca

Panqueca, recheada, tapioca

Foto: Sidney Tuma/Colaborador

A aveia é uma ótima opção para deixar a massa com mais fibras e, assim, promover saciedade por mais tempo. “Ainda é possível incluir semente de chia ou linhaça, trocar o leite de vaca por leites vegetais (de arroz, amêndoas) e adicionar suplementos proteicos, como o whey protein”, sugere a nutricionista Heloiza Muniz. Aprenda algumas dessas receitas!

Panqueca doce proteica
Ingredientes:
• 2 claras de ovo
• 1 scoop de whey protein
• 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
• 4 gotas de essência de baunilha
• 3 colheres (sopa) de leite desnatado
Modo de preparo:
Em um recipiente, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Em seguida, frite porções da massa, recheie e sirva.

Panqueca integral com chia ou linhaça
Ingredientes:
• 4 colheres (sopa) de farinha integral
• 4 claras
• 2 gemas
• 1 colher (sopa) de chia ou linhaça
• 3 colheres (sopa) de leite desnatado
• 1 colher (café) de sal
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, frite porções da massa, recheie e sirva.

Tapioca

Tapioca de banana, prato, colher de pau, banana

Foto: Shutterstock.com

Ela pode ser encontrada no supermercado já hidratada, pronta para ser feita ou ainda é possível fabricá-la em casa. O procedimento para fritar e rechear a goma é o mesmo para os dois tipos. Ou seja, aqueça uma frigideira lisa e, com a ajuda de uma peneira, espalhe uma camada fina da goma sobre a superfície da frigideira. “Leve a frigideira ao fogo baixo, sem mexer por dois minutos, e a tapioca estará no ponto para receber o recheio”, completa Heloiza. Além disso, é possível incrementar a goma, antes de colocá-la na frigideira, com chia, beterraba e até suco verde.

  • Acrescentar sementes: é só misturar em um recipiente 5 colheres (sopa) de goma de tapioca com 1 colher (sopa) de chia- ou linhaça.
  • Hidratada com suco verde ou de beterraba: para isso é necessário preparar a goma. Em vez de hidratar o polvilho doce com água, faça com suco verde ou suco de beterraba coado. “O ponto certo da hidratação é quando se faz um montinho de massa apertando na mão e ela não se quebra tão facilmente”, explica Heloiza.

    Tapioca, beterraba, recheada

    Foto: Shutterstock.com

Faça você mesma!

Para preparar a goma de tapioca, você vai precisar de 500g de polvilho doce para 1 copo (200ml) de água. “Misture o polvilho com a água aos poucos, para hidratar o polvilho. Deixe descansar por 30 minutos e, então, passe o polvilho por uma peneira média para desfazer todos os grumos. Guarde em um recipiente fechado na geladeira para não perder a umidade”, explica a nutricionista Heloiza Muniz.

LEIA TAMBÉM