Connect with us

O que você está procurando?

O Senado Federal anunciou que preços diferentes para homens e mulheres em shows e baladas agora são proibidos, podendo gerar multa!
- (FOTO: Reprodução/Shutterstock Images)

Justiça proíbe preços diferentes entre homens e mulheres em baladas

O Senado Federal anunciou que preços diferentes para homens e mulheres em shows e baladas agora são proibidos, podendo gerar multa!

Uma nota técnica divulgada pela página do Facebook do Senado Federal anunciou que a partir da última terça-feira (1), estabelecimentos comerciais estão proibidos de cobrar preços diferentes entre homens e mulheres. Aqueles que desrespeitarem a decisão estarão sujeitos à multa, previsto no art. 56 do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com a nota, o objetivo de combater os preços diferenciados é garantir a “dignidade humana e o princípio de igualdade nas relações de consumo“. Além disso, eles pretendem “combater ilegalidade de discriminação de gêneros nas relações de consumo, vez que a mulher não é vista como sujeito de direito na relação de consumo em questão e sim com um objeto de marketing para atrair o sexo oposto aos eventos, shows, casas de festas e outros“. O relatório leva a assinatura de Ana Carolina Pinto Caram Guimarães, Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, e Arthur Luis Mendonça Rollo, Secretário Nacional do Consumidor.

Nas redes sociais, o Senado Federal anunciou que uma liminar da Justiça Federal de São Paulo autorizou, apenas no Estado de São Paulo, a cobrança de preços diferenciados para homens e mulheres.

preços diferentes homens e mulheres

Foto: Reprodução/Facebook

A juíza Caroline Santos Lima, do Juizado Especial e do CEJUSC de Brasília, argumentou que a prática de preços diferentes para homens e mulheres está contra a Constituição, que prevê o tratamento igualitário de gênero. Segundo Caroline, “não se trata de um salvo conduto para o estabelecimento de quaisquer critérios para a diferenciação de preços. Com base nesse raciocínio, não é possível cobrar mais caro de um idoso ou de estrangeiros, por exemplo“, escreveu. “Ocorre que no caso das mulheres a situação é ainda mais delicada, já que uma prática repetida há tanto tempo pode traduzir uma (falsa) aparência de regularidade, de conformidade.  Não é porque sempre foi assim que a prática discriminatória haverá de receber a chancela do Poder Judiciário“, anunciou.

A nota do Ministério da Justiça avisa que os estabelecimentos comerciais terão um mês para se readequarem à nova prática.  “A partir desse período, o consumidor poderá exigir o mesmo valor cobrado às mulheres, caso ainda haja diferenciação“, anunciaram. Se o local não concordar com a mudança, o cliente poderá acionar órgãos de defesa, que podem fiscalizar e multar o espaço.

Leia a nota na íntegra clicando aqui. 

E você, o que acha da decisão? Concorda que os preços devem ser iguais para homens e mulheres? Comente nos comentários abaixo!

LEIA TAMBÉM 

Advertisement

Notícias

O remédio Buscopan gotas, conhecido por seu efeito analgésico, teve sua fabricação pausada e não será fabricado por tempo indeterminado. Entenda:

Atualidades

No programa Altas Horas do último sábado, dia 5, Luiza Brunet e a ativista Maria da Penha falaram sobre os casos de violência doméstica que sofreram

Notícias

Agora será possível apresentar sua CNH no celular! Uma versão de teste da Carteira de Habilitação Digital já está disponível para Android. Saiba como usar!

Notícias

A Selic é vista como a taxa básica de juros da economia, mas você sabe como funciona e de que maneira pode impactar seus investimentos?

Notícias

Uma mensagem com um boato sobre o fim da gratuidade do ensino médio e da obrigatoriedade de ensino de algumas disciplinas seria mesmo verdadeiro?

Geral

Não sabe o que fazer com tantos desenhos das crianças? Que tal decorar a sua casa de forma criativa? Confira 6 ideias e veja como fazer!

Geral

Mesmo em ambientes pequenos, é possível ter uma sala glamourosa e elegante, com ajuda de plantinhas, sem que o resultado fique pesado ou austero

Geral

Além de serem ótimos decorativos, as plantas limpa ar ajudam a solucionar problemas respiratórios e irritações constantes