Maçã: saiba a importância de consumir 1 por dia!

Você sabia que a maçã possui propriedades importantíssimas para nossa memória? Descubra mais sobre essa fruta e a necessidade de consumi-la diariamente.

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/11/2016 às 11:33
Atualizado às 11:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A fruta já ganhou a fama de ser protetora do coração, pois ajuda no controle do colesterol e na prevenção do diabetes. E quem consome maçã regularmente ainda ganha a vantagem extra de proteger também o cérebro. Isso, principalmente, graças a uma substância chamada fisetina.

“A maçã é uma das principais fontes de fisetina. Esse fitoquímico favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula mecanismos cerebrais associados à memória”, informa a nutricionista Fernanda Granja. Pesquisadores da Musashino Univesity, em Tóquio, Japão, reforçaram a importância da fisetina. Em outro estudo, cobaias se saíram melhor em testes de memória após o consumo da substância. A fisetina melhora a conexão entre os neurônios, beneficiando também a concentração.

maca-memoria

FOTO: iStock.com/Getty Images

Memória em dobro

A polpa da maçã ainda é rica em mais uma substância fundamental para o cérebro: a quercetina. Trata-se de um antioxidante que previne doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, além de fortalecer o sistema imunológico e defender a pele dos prejuízos causados pelos raios solares.

Outros benefícios

A responsável pelo fortalecimento do coração é outra substância com terminação igual: a pectina. É uma fibra que, durante a digestão, absorve parte das gorduras e dos açúcares ingeridos na alimentação, eliminado-os do organismo e prevenindo o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e colesterol alto.

suco-maca

FOTO: iStock.com/Getty Images

Suco de maçã

Ingredientes:

  • 1 maçã com casca e sem sementes
  • 1 laranja sem casca e sem sementes
  • 1 colher (sopa) de linhaça
  • 1 copo (250ml) de água filtrada
  • Mel ou adoçante a gosto

Modo de preparo
No liquidificador, bata todos os ingredientes. Beba em seguida.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Fernanda Granja, nutricionista

LEIA MAIS