Guia da tapioca: saiba o que é preciso para fazer a receita perfeita!

Preparamos um guia da tapioca para você adotá-la em qualquer refeição do dia: seja no café, no almoço, como sobremesa ou no jantar!

None
Foto iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/01/2017 às 18:34
Atualizado às 12:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A tapioca, quando preparada de maneira correta, pode trazer diversos benefícios à saúde, além de muitas pessoas (inclusive celebridades) a adotarem na dieta para perder uns quilinhos e manter o corpão em dia. Por isso, nós preparamos um guia da tapioca para você aprender a fazer essa delícia e adotá-la em qualquer refeição do dia: seja no café, no almoço, como sobremesa ou no jantar!

Guia da tapioca: como fazer a receita perfeita em casa

tapioca recheada, guia da tapioca

Foto: Shutterstock

Antes de colocar a mão na massa, primeiro é necessário saber que não existe apenas um tipo de tapioca. A goma de tapioca, por exemplo, é um produto que vem em pedaços, sendo necessário peneirá-lo antes do preparo. Já a farinha de tapioca é aquela vendida nos mercados, que já vem peneirada e hidratada, no formato certo para ser colocado na frigideira!

Mas existe ainda uma outra variação do alimento, que é a tapioca granulada (mais recomendada para fazer bolos e outros tipos de doces). Se o seu objetivo é preparar a tapioca como um alimento light, o recomendado é que você compre a farinha!

Como fazer tapioca com polvilho

tapioca sendo preparada, guia da tapioca

Foto iStock

Se a tapioca que você vai preparar é a pronta, do supermercado, leia este texto a partir do “Depois de preparar a mistura…”. Mas caso você esteja começando do zero, aqui vão as dicas de como preparar a farinha de tapioca!

A primeira dúvida de muitas pessoas antes do preparo da tapioca é: qual tipo de polvilho eu devo escolher? Doce ou azedo? A resposta é: para uma receita perfeita, os dois! Uma das primeiras formas de preparar a tapioca é colocando partes iguais de ambos os polvilhos e deixar de molho na água, de um dia para o outro. No dia seguinte, basta peneirar a mistura e preparar a tapioca!

Mas se você tem um pouco mais de pressa, outra solução é colocar partes iguais de ambos os polvilhos (doce e azedo) e ir adicionando água aos poucos, para que a mistura não fique “aguada”. Peneire em um refratário (ou na própria frigideira, antes do preparo) e pronto!

Depois de preparar a mistura…

Escolha uma frigideira com bordas altas (de preferência, antiaderente) e coloque de 3 a 5 colheres da mistura e vá espalhando, até formar um círculo rente com o da frigideira. Quando a tapioca começar a desgrudar da frigideira, use uma escumadeira e vire-a rapidamente. Depois, desvire em seguida, tomando cuidado para não queimar e repetindo esse processo outra vez antes de recheá-la.

guia da tapioca

Foto: Divulgação

Para chegar ao ponto certo da tapioca, não se deve deixar a mistura cozinhar por muito tempo, assim como queimá-la. Com a massa pronta, você pode recheá-la da maneira que quiser, tanto com doces como salgados! Mas se você estiver de dieta, saiba que frutas e opções lights são as melhores alternativas para o seu cardápio.

Guia da tapioca: sugestões para recheios (clique no nome da receita para acessá-la)

Tapioca com banana e Nutella

guia da tapioca

Foto: Alto Astral

Tapioca caipira

guia da tapioca

Foto: Alto Astral

Tapioca de carne seca

guia da tapioca

Foto: Alto Astral

Tapioca cremosa de frango

guia da tapioca

Foto: Alto Astral

Tapioca de estrogonofe

guia da tapioca

Foto: Alto Astral

Tapioca de leite condensado com coco

guia da tapioca

Foto: Alto Astral

Tapioca de chocolate com morango

guia da tapioca

Foto: Alto Astral

Tapioca: dá para armazenar?

Sim! Depois de preparar a mistura na frigideira, você pode colocá-la no congelador e depois esquentá-la no microondas. Mas se você comprou a farinha de tapioca no supermercado, a recomendação é que você a mantenha na geladeira por, no máximo, 5 dias. Caso você a queira por mais tempo, armazene no congelador!

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.