ESTILO DE VIDA

Está comprovado: a farinha de maracujá combate os pneuzinhos!

A farinha de maracujá é rica em fibras e uma ótima opção para quem quer emagrecer com saúde, pois queima gordura e fortalece o organismo

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/05/2017 às 17:44
Atualizado às 12:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A fama de que o maracujá pode fazer maravilhas pela dieta já vem há um certo tempo. Dona de uma substância calmante chamada passiflora, essa fruta já era bastante conhecida por nocautear a ansiedade e, com isso, prevenir futuros ataques à geladeira. A novidade agora é a descoberta de que os benefícios do maracujá no combate ao excesso de peso não se restringem a essa ação sedativa. Uma pesquisa feita pelo químico Armando Sabaa Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comprovou que uma fibra solúvel chamada pectina, encontrada na casca da fruta, é capaz de controlar as taxas de açúcar no sangue, impedir a absorção de gordura e ainda espantar a fome. “Essa fibra absorve água e incha, dando uma sensação de saciedade”, diz a nutricionista Lara Natacci Cunha, da Nutri Vitta Assessoria Nutricional, de São Paulo (SP). Saiba como a farinha de maracujá pode ser uma ótima opção para obter todos esses benefícios!

Pó mágico

Para desfrutar dos benefícios da pectina, é necessário preparar uma farinha a partir da casca do maracujá (veja a receita no quadro ao lado). Esse alimento pode ser incorporado à dieta, misturando 1 colher (sobremesa) a iogurtes light, sucos, caldo do feijão ou nos molhos”, orienta a especialista. “Você ainda pode turbinar sua dieta com outros alimentos ricos em pectina, como laranja, ervilha e maçã”, finaliza.

Prepare a farinha de maracujá

Passo 1: lave alguns maracujás com água clorada ou deixe-os de molho em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de vinagre. Enxágue as frutas e retire suas polpas e sementes.

Passo 2: corte as cascas em fatias finas e distribua numa fôrma, deixando-as separadas umas das outras. Leve ao forno a 200ºC por 40 minutos, mexendo duas vezes.

Passo 3: quando as cascas estiverem secas, deixe elas esfriarem e bata tudo no liquidificador até virar pó.

Passo 4: finalize passando a mistura numa peneira fina.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Lara Natacci Cunha, nutricionista da Nutri Vitta Assessoria Nutricional, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM