Conheça o poder da macadâmia para a saúde!

Você já conhece os benefícios da macadâmia? A oleaginosa é originária da Austrália, mas conquistou o paladar do mundo todo. Saiba mais sobre ela a seguir!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/09/2016 às 18:37
Atualizado às 11:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A macadâmia é originária da Austrália, mas conquistou o paladar do mundo todo. Única planta nativa daquele país, essa semente, fruto de uma árvore do mesmo nome, é considerada a noz mais fina de todas. Descoberta no final do século 19, a macadâmia faz parte da família das oleaginosas e, por isso, é riquíssima em ômegas, ácidos graxos essenciais para um organismo saudável. “Ela é rica em vitamina E e vários minerais, destacando-se cálcio e magnésio, importantes para o metabolismo ósseo. Um estudo feito com americanos demonstrou que o acréscimo de 42,5g de macadâmia na dieta foi capaz de diminuir o colesterol total e o LDL na rede sanguínea. Ela é uma importante aliada no combate de doenças cardiovasculares”, destaca a nutricionista Isabel Jereissati.

macadamia-beneficios-vantagens-oleaginosa

FOTO: Shutterstock

Com moderação

O gosto singular e os benefícios à saúde podem fazer com que o seu consumo seja exagerado. Porém, é preciso cautela. Como toda oleaginosa, a macadâmia apresenta grande concentração de calorias.

Como usar no dia a dia

A semente pode ser consumida crua ou cozida. Sobremesas, como doces, sorvetes, biscoitos e bolos são as receitas mais comuns. Porém, também costuma ser apreciada torrada, com sal, como aperitivo ou em saladas.

macadamia-oleaginosa-beneficios-saude

FOTO: Shutterstock

O poder do óleo de macadâmia

Outro produto derivado da semente é seu óleo, muito usado tanto na gastronomia como em cosméticos. “Por ser ótima fonte de ômega-7, possui efeito rejuvenescedor, auxiliando na manutenção da pele e contribuindo para mantê-la sempre jovem e saudável. O ômega-9 ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e tem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células do organismo”, explica a nutricionista Fernanda Granja.

Cada 100g de macadâmia contém:

Valor energético……….727kcal
Carboidratos…………….13,8g
Proteínas…………………..7,9g
Potássio…………………….360mg
Fósforo……………………..200mg
Cálcio…………………………71mg
Vitamina E…………………15mg

Texto: Natália Negretti

Consultoria: Fernanda Granja e Isabel Jereissati, nutricionistas

Fonte: Associação Brasileira de Noz Macadâmia (ABM)

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.