Conheça o crossfit e aproveite todos os seus benefícios

Além de ajudar a emagrecer, o exercício proporciona benefícios à saúde, como fortalecer os músculos e a coordenação motora. Conheça mais sobre o crossfit!

None
Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/04/2016 às 07:50
Atualizado às 11:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

De tempos em tempos, surge uma nova modalidade de esporte que faz a cabeça das pessoas. Há alguns anos, era a zumba e, hoje, a atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos é o crossfit. Além de ajudar a emagrecer, esse exercício proporciona outros benefícios à saúde, pois fortalece os músculos e melhora a coordenação motora. Mas, afinal, você sabe o que é o crossfit?

Entenda o esporte

“O crossfit é um programa de condicionamento e treinamento físico. É uma modalidade essencialmente benéfica para quem deseja ter definição muscular, pois trabalha todas as capacidades do corpo, fazendo com que ele desenvolva vários membros do corpo por meio de um único exercício”, explica o médico especialista do esporte Rodrigo Freitas.

mulher fazendo crossfit

Foto: Shutterstock

No que consiste o método?

De uma forma simples, pode-se dizer que o crossfit é um programa de treinamento físico geral, que busca adaptar fisiologicamente os praticantes. Para isso, ele combina movimentos funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados. “Esse treino também é acompanhado por cargas que o aluno deve usar durante as aulas e, quanto maior a sua força, mais peso deve ser usado para poder proporcionar intensidade para o exercício”, completa o profissional.

Qualquer pessoa pode praticar?

Antes de fazer o crossfit, o interessado deve passar por uma avaliação, tanto médica quanto de um profissional de educação física capacitado, porque essa atividade exige uma precisão de movimentos que nem todos podem fazer.

Quais os benefícios para o organismo?

Para emagrecer de forma saudável, esse exercício é altamente indicado, já que ele permite a eliminação de até 1000kcal em apenas 60 minutos de prática. Além da silhueta mais definida, o crossfit auxilia em outras questão, conforma ensina Rodrigo: “Ele melhora a coordenação, a força, a precisão e o equilíbrio, acelera o metabolismo, ajuda no funcionamento do organismo e desenvolve a massa muscular”.

mulher fazendo crossfit

Shutterstock

Como é uma aula de crossfit?

Os treinos de crossfit são realizados em lugares livres e duram cerca de 50 a 60 minutos. “É necessário sempre ter o acompanhamento de um instrutor, o qual deve passar os exercícios para serem realizados conforme o resultado que o aluno busca”, afirma Rodrigo. Todos realizam o mesmo número de séries e de repetições, e esses exercícios devem ser executados de forma rápida para que a carga intensifique mais a definição muscular.

Texto: Larissa Tomazini

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.