Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
É possível aprimorar o processo cognitivo para ter uma memória mais eficiente, seguindo alguns cuidados. Confira duas técnicas que a Alto Astral separou.
- Foto: Freepik

Quer aprimorar a memória? A meditação e a leitura podem ajudar!

É possível aprimorar o processo cognitivo para ter uma memória mais eficiente, seguindo alguns cuidados. Confira duas técnicas que a Alto Astral separou.

[PAGE TITLE]

É possível aprimorar o processo cognitivo a fim de ter uma memória mais eficiente, seguindo alguns cuidados. Confira duas técnicas que a Alto Astral separou:

Aposte na meditação

O neurocirurgião Feres Chaddad afirma que “Tratamentos alternativos podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida”. Quem ainda não tem problemas com perda de memória pode apostar na meditação para aprimorar a atenção e reduzir o estresse, que acabam resultando em uma memória mais eficiente. Pesquisadores do Centro Médico Diaconisa Beth Israel, em Boston, em conjunto com a Universidade de Harvard, mostraram que o tratamento com meditação e redução do estresse pode reduzir a progressão de Alzheimer e outras demências. Da mesma forma, outro estudo feito por pesquisadores da Universidade Wake Forest e Universidade da Carolina do Norte mostrou que o resultado da meditação na cognição é breve: quatro sessões são suficientes para melhorar a memória de trabalho, assim como a capacidade de manter a atenção e o foco.

mulher, sentada, meditando, aprimorar, memória

Foto: Freepik

Leitura: exercício completo

Uma das maneiras mais poderosas de aprimorar o funcionamento cognitivo é através da leitura. Além das informações adquiridas, ela gera uma atividade mental em várias áreas do cérebro, que precisam funcionar harmoniosamente para gerar compreensão. “Para que possamos compreender o que foi lido, é necessário ainda termos atenção e concentração – atributos desenvolvidos com o hábito da leitura”, explica o médico Marcelo Kitayama. O médico explica também que, ao ler um texto, buscamos em nossa memória referências, experiências e crenças que irão colaborar para a interpretação da informação que está sendo adquirida. Ao cultivar o hábito da leitura, exercitamos diversas áreas do cérebro e adquirimos também novas informações que irão ficar registradas na memória. Um estudo publicado na revista científica Neurology e feito pela Rush University Medical Center em Chicago mostrou que pessoas que mantêm o hábito de ler e escrever durante a vida têm 32% menos chance de desenvolver perda de memória do que as pessoas que não têm esse hábito. Além disso, os não-leitores têm uma taxa de perda cognitiva 48% mais rápida. Por isso, vale a pena investir nos livros para manter o cérebro saudável.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Feres Chaddad, neurocirurgião; Marcelo Kitayama, médico cirurgião.

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Entretenimento

Após anos e anos de pesquisa, trechos da Bíblia permanecem obscuros. Conheça o mistério escondido por trás da história dos 40 dias e 40 noites!

Famosos

Barack Obama fez o último discurso como presidente dos EUA e emocionou, especialmente ao falar da esposa Michelle. Saiba detalhes no portal Alto Astral!

Estilo de vida

A memória é uma parte muito importante da nossa vida. Contudo, para estimular essa função cognitiva à sua capacidade máxima, é preciso empenho.

Estilo de vida

Boas formas de treinos cognitivos em casa são apostar em jogos da memória, procurar memorizar listas de compras e telefones e fazer palavras cruzadas.

Estilo de vida

A prática realmente leva à perfeição ou é necessário um talento natural para se destacar como atleta? Pesquisadores apontaram a resposta para essa questão

Estilo de vida

A prática de qualquer esporte exige mais de determinadas capacidades cerebrais. Mas até que ponto os atletas possuem um cérebro mais desenvolvido?

Estilo de vida

Essa tradição chegou com tudo ao nosso país – são diferentes escolas do Budismo que chegaram desde o início da imigração em território brasileiro

Estilo de vida

Conheça as possíveis explicações científicas para a brincadeira do copo e outros jogos que envolvem invocação de espíritos e assustam as pessoas