Connect with us

O que você está procurando?

Técnicas relaxantes, como a massagem, meditação e exercícios de respiração podem acalmar a mente e melhorar sua noite de sono.
- Foto: Freepik

Dormir bem beneficia a sua memória: veja como melhorar seu sono!

Técnicas relaxantes, como a massagem, meditação e exercícios de respiração podem acalmar a mente e melhorar sua noite de sono.

Em um primeiro momento, dormir de forma inadequada atrapalha a concentração e o foco, seja nos estudos ou no trabalho. Segundo o neurologista Leandro Teles, o cérebro precisa prestar atenção nos estímulos dos sentidos para produzir uma memória: “existe um bombardeio de informações a todo o momento, o sistema de atenção visa fazer uma triagem inicial para escapar dos estímulos poucos relevantes naquele contexto”. Por isso, se você estudar pensando em como está cansado da noite anterior, pode deixar passar informações relevantes, causando o esquecimento. A memória é composta por quatro subprocessos, que são a vivência, atenção, retenção e evocação. O sono é responsável pelo processo de retenção, em que as memórias de longo prazo são processadas e se tornam permanentes. Durante esse momento os novos conhecimentos também são fortalecidos e integrados com os pré-existentes.

mulher dormindo, despertador, vermelho, melhorar o sono

Foto: Freepik

Para melhorar a memória, vale investir em uma noite de sono mais eficiente. Criar horários regulares para deitar e acordar é um bom começo para quem tem dificuldade em dormir oito horas por noite. Além disso, a prática de exercícios físicos durante o dia também colabora para um descanso melhor. Evitar a ingestão de bebidas energéticas durante a noite, como café, chás (verde e preto, por exemplo) e refrigerantes de cola é essencial. Aqueles que apresentam dificuldade de pegar no sono podem apostar em técnicas relaxantes, como a massagem, meditação e exercícios de respiração para acalmar a mente e melhorar sua noite de sono.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Leandro Teles, Neurologista

Advertisement

Estilo de vida

Adepta do Espiritismo, Vanda passou por duas cirurgias espirituais e conta toda a experiência em seu depoimento. Confira!

Mundo místico

Precisa ser espírita para recorrer ao procedimento? Como é o processo? Tire essas e outras dúvidas sobre cirurgias espirituais!

Estilo de vida

É durante uma noite bem dormida que o cérebro organiza as memórias dos dias anteriores, colaborando para a consolidação das memórias de longo prazo.

Estilo de vida

A cirurgia espiritual é procurada como uma forma complementar a procedimentos tradicionais e se trata de uma transmissão de energias espirituais.

Entretenimento

Frequentar banquetes era uma das atividades mais comuns da Idade Média - e os participantes variavam de senhores e seus convidados a trabalhadores rurais

Estilo de vida

Confira de que forma o budismo alcançou nosso país e quais as fases pelas quais ele passou até se consolidar definitivamente no Brasil

Moda & Beleza

Quem nunca pensou em fazer uma mudança na aparência, aproveitando a motivação de começo de ano? Confira dicas de beleza para 2017 de acordo com cada signo!

Estilo de vida

O cérebro é responsável pela formação de todas as memórias novas que adquirimos que, basicamente, são divididas em 2 tipos: a de longo e a de curto prazo.