5 dicas de como utilizar a linguagem corporal no trabalho

Já dizia o ditado popular: “a primeira impressão é a que fica”. E, claro, no ambiente profissional, não poderia ser diferente

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Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/07/2016 às 16:08
Atualizado às 08:54

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Pode acreditar, a forma como você se comporta desde o momento da entrevista pode ser determinante para a sua carreira. Ficar balançando as pernas, cruzar os braços ou segurar o queixo com as mãos – quantas vezes por dia um profissional não realiza algum desses movimentos sem ao menos se dar conta? Mas, atenção, esses gestos podem transmitir frieza, nervosismo, mentira ou falso interesse.

Colegas de trabalho no ambiente profissional

Foto: Shutterstock

Nas entrevistas de emprego ou no dia a dia de trabalho, os significados da linguagem corporal ganham cada vez mais peso para recrutadores e administradores de empresas, os quais conseguem desvendar o mistério: a palavra pode mentir, mas o corpo, não.

Mulheres em uma entrevista de emprego no escritório

Foto: Shutterstock

Diversos sinais podem “trair” a intenção de quem se comunica no trabalho. No entanto, existem maneiras para usar a linguagem corporal a fim de projetar confiança, credibilidade e carisma:

SORRIA: o efeito é poderoso, desencadeia sentimentos e não só estimula o bem-estar da própria pessoa, mas também diz aos outros o quanto o profissional é acessível, carismático e confiável.

Mulher com um papel desenhado um ícone de sorriso

Foto: Shutterstock

MOVIMENTE AS MÃOS: como o gestual está inteiramente ligado ao discurso, quando as mãos se movem, é possível formar pensamentos mais claros e, assim, o uso de vícios de linguagem, tais como “então”, “hum”, “han” “é…”, diminui.


FAÇA CONTATO VISUAL: os empresários, em geral, esperam que o colega de trabalho converse “olho no olho”, mesmo que este seja muito tímido ou introvertido, pois esse comportamento transmite um aspecto de confiança e verdade.

homens apertando as mãos de terno

Foto: Vinicius Tubinamba/ Shutterstock

REPARE NO TOM DE VOZ: no local de trabalho, a voz pode ser um fator decisivo na forma como você se apresenta. Pessoas com vozes agudas e altas são consideradas mais nervosas do que as que utilizam um tom mais baixo.

TENHA POSTURA: A altura e o espaço que se utiliza podem representar poder, status e confiança. Colocar-se de pé para expor as ideias demonstra maior confiança, poder e credibilidade, e mover-se pelo espaço livre também colabora para essa impressão.

Pernas de pessoas sentadas esperando

Foto: Shutterstock

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