Edenise Guedes, professora de uma universidade pública em Pernambuco, se disfarçou de faxineira para dar uma grande lição de filosofia
por Redação Alto Astral
Publicado em 05/07/2016 às 15:09
Atualizado às 13:25
No Instituto Federal do Sertão Pernambucano, uma universidade pública na zona rural de Petrolina, em Pernambuco, uma professora inventou uma maneira totalmente diferente de dar uma lição de filosofia a seus alunos.
Reprodução/Acervo Pessoal
Edenise Guedes, professora de Filosofia, decidiu se disfarçar de faxineira para testar a reação de seus alunos em sala de aula. No primeiro dia de aula dos universitários, ela tranquilamente limpava a sala, enquanto os alunos aguardavam impacientes a professora que já estava vinte minutos atrasada.
Os estudantes começam a reclamar do atraso, quando a faxineira se interessa e pergunta qual era aquela aula. Depois de responderem, ela indaga: “o que é filosofia?”. Alguns ficam irritados e respondem “uma coisa que inventaram para reprovar estudantes”.
Reprodução/Youtube
O que os alunos não sabiam é que a faxineira era a própria professora de quem falavam. Assim que a identidade secreta dela é desvendada, ela começa a dar uma lição valiosa sobre aquele acontecimento.
“Aqui na instituição, a equipe de limpeza é maravilhosa, mas os alunos passam, esbarram e nem veem. Chamei a atenção para isso. Nas aulas, a gente trabalha os temas de ética. Quando eu me proponho a trazer um tema para os alunos, tenho a preocupação de que eles se apaixonem pela disciplina. Para mim, todo mundo nasce filósofo. E de repente, a gente para de agir assim. Em sala de aula quero rever isso e fazer com que os alunos voltem a questionar tudo”, explica Edenise.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.