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Reflexão, ajuda profissional e sinceridade com a liderança podem ajudar a melhorar seu dia a dia no trabalho e mandar a tristeza embora.
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Desanimada e triste no trabalho? Veja a solução para melhorar seu rendimento

Reflexão, ajuda profissional e sinceridade com a liderança podem ajudar a melhorar seu dia a dia no trabalho e mandar a tristeza embora.

Todo dia você acorda triste porque precisa ir trabalhar. Quando chega ao emprego, sente desânimo, frustração, mas se sente presa porque sabe que precisa do salário no fim do mês. E agora? Como driblar essas sensações ruins e melhorar a qualidade de vida no trabalho? Conversamos com profissionais que ajudam a esclarecer melhor esses pontos e podem te ajudar a superar essa crise.

Desanimada e triste no trabalho? Veja a solução para melhorar seu rendimento

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Sem ânimo de trabalhar

Se você não tem vontade nenhuma de trabalhar, a resposta pode ser uma auto-avaliação. Segundo a Master Coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, é preciso determinar-se a mudar.

“Vale avaliar o que a está desmotivando. O trabalho não faz mais sentido? Nunca fez? O que mudou de quando era motivado para agora? Ou nunca foi? O que mudou pode ser melhorado por você? Se sim, como? É preciso determinar-se a mudar. Se não, por quem poderia ser mudado? É possível? É viável? Depois dessa reflexão e diante de uma alta desmotivação, é importante que a pessoa abra espaço para conversar com seu Líder e expor sua situação, as reflexões feitas e as conclusões tiradas”, explica.

Já a coaching Fernanda Lobo ressalta que, geralmente uma pessoa entra em estado de estresse e/ou desmotivação por falta de poder e de controle da própria vida. “Isso acontece pelas expectativas criadas em relação ao evento. A expectativa só é saudável e positiva se for uma expectativa real. Quando expectativas irreais são criadas, há frustração e desmotivação.  Sendo assim, o primeiro passo é se questionar: será que minha expectativa é irreal? Se a resposta for sim, já é um bom começo para você reavaliar qual a expectativa foi colocada em determinado evento. Há um ditado que afirma que para ser infeliz bastam duas coisas: expectativas irreais e arrumar alguém para falar mal. É preciso ser mais realista“, aponta.

Até que ponto vale ser sincero com a liderança?

Muitas pessoas sofrem em silêncio por medo de uma má reação do chefe ou liderança em relação a seus sentimentos no trabalho. “No mundo corporativo, a palavra percepção é melhor entendida do que a palavra emoção (sentimento). Caso a pessoa opte por falar com o chefe, é importante que seja sincera e que diga como percebe a sua atuação frente a determinado projeto. Isso quer dizer que ela deve se basear em fatos e dados reais sobre a sua performance e não sobre suas emoções“, revela Fernanda Lobo.

É importante pensar em soluções e sugestões de melhoria. “O Líder, por sua vez, deve cultivar um ambiente onde esse canal para feedback esteja aberto. Eu diria que não há o que não deva ser dito, desde que tenha sido avaliado se é verdade, se contribui e se é relevante para o momento. O cuidado a se ter é de como falar, para não parecer acusações e então haver mal entendido. É muito melhor conversar com o líder do que conversar com colegas e correr o risco de causar conflitos internos desnecessário”, afirma a coach Janaina Manfredini.

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Tristeza ou depressão?

De acordo com a psiquiatra Dra. Maria Cristina De Stefano, a tristeza é uma das emoções básicas que toda pessoa vai sentir durante a vida, é passageira e tem nexo causal bem definido, como uma perda significante – a perda de um amigo, o luto e os diversos eventos de dor.

“Já a depressão é um dos transtornos de humor e pode ser classificada como leve, moderada ou grave, dependendo das características e dos sintomas presentes durante o episódio depressivo. Podem ser mais ou menos intensos ao se manifestarem. A depressão é a doença mental de maior incidência no mundo“, pontua. A identificação da depressão pode ser feita por um médico durante uma consulta clínica.

Síndrome de Burnout

Você já ouviu falar na síndrome de Burnout? De acordo com a psiquiatra, é definida como “um grande desgaste físico e emocional causado pelo ato de trabalhar”, em geral até a exaustão, por consequência do estresse ocupacional crônico e é reconhecida, identificada ou diagnosticada clinicamente por três sinais e sintomas típicos: a exaustão emocional, a despersonalização e pela redução da realização profissional.

“A síndrome também é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional ou por Síndrome do Cuidador, ocorrendo principalmente em pessoas que trabalham demais e dedicam menos tempo ao lazer e ao descanso, convivendo em condições estressantes no trabalho diariamente e por períodos prolongados”, revela. Se esse é o seu caso, é o momento de repensar as prioridades e tentar melhorar sua qualidade de vida.

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Procurar ajuda profissional é uma solução

Segundo a coach Fernanda Lobo, estudos mostram que pessoas com QA (quociente de adversidade) – capacidade de lidar com pressão e eventos desafiadores – mais alto têm rendas maiores. O QA de executivos de maior performance é 17 pontos mais alto que o dos seus pares, além disso, executivos promovidos várias vezes tem QA maior. O treinamento de coaching pode aumentar o QA de uma pessoa em média 20%.

“Atualmente, um profissional passa, em média, por 23 adversidades por dia (trânsito, economia, empresa, família, entre outras), mas nem sempre está preparado para lidar com as situações. A busca por ajuda é uma excelente solução, assim o profissional vai parar de se culpar, reclamar, lamuriar, evitar responsabilidade, ter aversão ao risco, apresentar resistência à mudança, vitimização, sensação coletiva de impotência e estagnação”, completa.

A principal dica da profissional é que quanto menos tempo se perde com drama, mais tempo se tem para desenhar planos de ação que motivem e levem rumo ao sucesso. “Lembrando sempre que o estresse faz parte do estar vivo, por isso, o profissional deve aprender a lidar com essa vulnerabilidade para ter mais capacidade de resolver problemas cada vez maiores”, conta.

Dicas práticas

Anote as dicas da coach Janaina Manfredini e saiba como lidar com as adversidades no ambiente profissional:

1. Seja transparente com seus colegas, líderes e liderados. Cultive o ambiente do diálogo aberto pautado no respeito.

2. Entenda que nem todo mundo é igual. Conviva e aprenda com a diversidade.

3. Separe o profissional do pessoal. Evite conflitos desnecessários.

4. Tenha equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

5. Antes de qualquer conversa tenha em mente o que você realmente deseja com ela.

6. Ao se incomodar com alguma coisa, pergunte-se: que diferença isso fará na minha vida em 10 dias? Se a resposta for nenhuma, pare de dar valor ao que não tem valor.

7. Dê importância a quem realmente tem importância.

8. Lembre-se a motivação é interna. Não terceirize!

9. Ame-se verdadeiramente, você dará menos a valor a algumas coisas.

Consultoria:

Dra. Maria Cristina De Stefano – É formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Foi médica sanitarista e professora de Saúde Pública na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Desde 1996, atua como médica psiquiatra. 

Fernanda Lobo – fonoaudióloga e coaching, com 14 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas nas áreas de educação corporativa e desenvolvimento organizacional.

Janaina Manfredini – Master Coach da Effecta Coaching

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