Connect with us

O que você está procurando?

Pesquisas mostram que o leite combate a hipertensão, o magnésio e o potássio são dois dos responsáveis por essa ajuda. Confira tudo nessa matéria
- Todo tipo de laticínio ajuda quando o assunto é a diminuição da hipertensão. Foto:iStock/Getty imagens

Sabia que leite ajuda no combate à hipertensão? Entenda!

Pesquisas mostram que o leite combate a hipertensão, o magnésio e o potássio são dois dos responsáveis por essa ajuda. Confira tudo nessa matéria

Um estudo realizado com cerca de 5.000 pessoas pelo Instituto Americano de Coração, Pulmão e Sangue, concluiu que o leite combate a hipertensão quem consumiu diariamente cerca de 2 ou mais variedades de produtos lácteos com quantidade de gorduras reduzidas (como leite e iogurtes desnatados, além de queijos magros) tiveram os índices de pressão alta diminuídos. Dessa forma, os riscos de morte por AVC e outras complicações coronarianas também são reduzidos. Mas, afinal, quais são os nutrientes responsáveis por fazer do leite esse poderoso aliado da saúde?

iogurte

Todo tipo de laticínio ajuda quando o assunto é hipertensão. Foto:iStock/Getty imagens

 

Prazer, cálcio!

Ele é o mineral mais lembrado quando se trata de laticínios. Além de atuar na calcificação da estrutura óssea, de modo a combater males como a osteoporose, o alimento também conta com magnésio e potássio, que, como já citado nas matérias anteriores, também têm papel fundamental no controle dos batimentos cardíacos.

raio-x de braço

Falta de cálcio pode deixar os ossos mais fracos e suscetíveis a fraturas. Foto: iStock.com/Getty imagens

“O leite é importante para a coagulação sanguínea e liberação de hormônios, sendo o esqueleto o principal reservatório de cálcio no organismo. Apesar da fama de leite e derivados, o cálcio dos vegetais possui maior biodisponibilidade e são tanto ou mais ricos em cálcio do que o leite”, esclarece a nutricionista Greice Caroline Baggio.

 

Eles são magrinhos!

Embora todos os laticínios façam bem para a saúde, que tal optar sempre pelas versões desnatadas? Contendo uma quantidade reduzida de lipídios (gorduras), essas opções preservam o melhor do alimento sem prejudicar a saúde. Iogurtes de frutas são mais fáceis de serem consumidos, já que contam com o açúcar da fruta para ressaltar o sabor, mas, quem considera a versão desnatada do leite muito diferente da integral, vale começar aos poucos, com a versão semi-desnatada. Assim, o paladar vai se acostumando gradativamente! O mesmo acontece com os queijos: quanto mais amarelos, mais prejuízos eles oferecem à saúde. Portanto, escolha as versões brancas e leves, como ricota e cottage.

 

Texto: Redação alto Astral
Consultoria: Greice Caroline Baggio e Juliana Castelli, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Cereja, limão e amora ajudam a controlar a glicemia, sendo alternativas saborosas e refrescantes para quem precisa afastar ou estabilizar o diabetes!

Estilo de vida

Pesquisadores dos Estados Unidos fizeram estudo a partir da seguinte pergunta: Quem dorme menos após ter um filho? Homens ou mulheres? Confira a resposta!

Estilo de vida

Viver sem ingredientes de origem animal pode parecer impossível, mas não é! Confira nossas receitas veganas superfáceis e deliciosas!

Estilo de vida

Para emagrecer com saúde, você precisa reeducar a alimentação. Mas sabia que com sucos funcionais essa tarefa se torna mais fácil?

Estilo de vida

Estudo feito na Alemanha apresentou dados que confirmam que os homens europeus são os que mais sofrem com perda de cabelo prematura. Entenda mais sobre!

Estilo de vida

Após três anos, meninas que sobreviveram ao câncer infantil recriam foto que viralizou na internet e mostra o quanto melhoraram. Veja o ensaio e inspire-se!

Estilo de vida

A apresentadora da Record descobriu que a filha possui colesterol elevado com apenas um ano de idade. Saiba como cuidar da saúde dos pequenos!

Estilo de vida

Lidar com sogra não é uma tarefa sempre fácil. Se você enfrenta questões familiares, é hora de tentar resolver os problemas.