Connect with us

O que você está procurando?

O relacionamento de Guilherme e Gabi Martins do BBB20 levantou questões sobre relacionamentos abusivos e codependência emocional
- Foto: Divulgação/BBB

Entenda o que é codependência emocional e descubra se você está vivendo uma

O relacionamento de Guilherme e Gabi Martins do BBB20 levantou questões sobre relacionamentos abusivos e codependência emocional

Alguma vez você já pensou ser uma pessoa difícil de ser amada? Ou se relacionou com alguém que nunca estava satisfeito com a relação e vivia cobrando atitudes suas? E já se sentiu insuficiente, como se tivesse que implorar por amor, sempre com a sensação de viver em uma corda bamba? Caso você tenha respondido “Sim” para uma dessas perguntas, então é bem provável que esteja vivendo uma codependência emocional.

As cenas do relacionamento de Gabi Martins e Guilherme Napolitano durante o BBB20 chamaram atenção do público e levantaram temas importantes sobre relacionamentos tóxicos e a dissonância entre sujeição emocional e amor.

A escritora e neurolinguista Bruna Stamato explica que a Codependência é considerada uma desordem psíquica, que gera uma série de transtornos emocionais em decorrência do medo excessivo de perder o parceiro, e, por julgar que a sua vida depende da permanência do outro. O que resulta na inabilidade em manter um relacionamento sadio.

Todos nós conhecemos alguém muito ciumento, inseguro e “estressadinho”, mas o que torna alguém codependente emocional é a excesso de todas essas características juntas. Bruna, autora dos livros “Nunca quis um Marido, Sempre quis um Companheiro” e “Você Merece um Amor Bom”, também explicou como identificar – e se livrar – de um relacionamento que está vivendo esse pesadelo sutil.

5 sinais de que você está em uma codependência emocional

Cuidado excessivo com o parceiro

O que se torna uma necessidade compulsiva em “ajudar” o outro e se antecipar aos seus problemas, querendo resolver de qualquer modo, mesmo que o outro diga que não há necessidade, e desta forma gerando uma anulação pela própria vida. Essa anulação própria implica em baixa autoestima, onde a pessoa começa a se culpar por tudo, a se julgar sempre inferior ao parceiro gerando assim cobrança exagerada de atenção e carinho o tempo todo.

Repressão das emoções

O codependente passa a reprimir seus impulsos, vontades e opiniões de tal forma que com o tempo pode ocorrer uma espécie de despersonalização, onde há uma ruptura da própria personalidade e incorpora-se algumas características da personalidade do parceiro, algo que se admire, uma forma de falar ou até o jeito de se vestir e gesticular.

Controle compulsivo

Cria-se uma necessidade de sentir-se no controle da relação. Por exemplo, cronometrando o tempo de resposta em uma conversa online ou até o tempo que o parceiro demora de um trajeto a outro.

Ciúme doentio

Proveniente da enorme insegurança e da certeza de que será abandonado ou traído, a pessoa cria um roteiro totalmente fantasioso na mente, e sem nem conversar ou pedir justificativas, acredita totalmente no que a mente inventou.

Chantagem emocional

A tentativa de reversão da culpa acaba se tornando prática comum dos que sofrem com a codependência emocional. Para manter o parceiro ao seu lado, o codependente é capaz de chantagear, manipular e até mesmo usar o sexo como moeda de troca para “prender” o parceiro e conseguir o que quer.

Diferença entre relacionamento tóxico e codependência emocional

A diferença se dá porque dependência emocional é um transtorno, qual na maioria das vezes a pessoa nem sequer sabe que sofre disso, e, por tanto não sabe a proporção do mal que está causando ao parceiro. Já em um relacionamento abusivo, o abusador sabe muito bem o que está fazendo e sente prazer nisso.

Sabemos que todo relacionamento afetivo tem suas desavenças e que discussões muitas vezes são para aprendizados, mas não podemos achar que brigas rotineiras acompanhadas de ciúmes e medo irracional de perder o parceiro sejam normais. Amor não rima com dor! Se está doendo, é porque tem alguma coisa errada“, finaliza Bruna.

Leia também:

Advertisement

Estilo de vida

Veja essa lista de frases machistas e sexistas que provavelmente toda mulher já escutou durante sua vida (e não aguenta mais!)

Mundo místico

Saiba como os Orixás do amor influenciam a forma como você lida com os assuntos do coração e conheça melhor sobre o seu lado mais sensível

Entretenimento

Quem aí está acompanhando o reality 'Casamento às Cegas' e está morrendo de curiosidade para saber quais dos casais permaneceram juntos? Vem descobrir!

Atualidades

Já ouviu falar na Boobie Billie? A cadelinha está fazendo o maior sucesso na internet por conta de seus looks e visuais fashionistas; Vem ver!

Atualidades

O passo a passo do cupcake de coxinha foi compartilhado na página do Facebook "Receitas Simples e Gostosas" e caiu no gosto popular

Mundo místico

Veja como é a característica de cada signo no amor e no trabalho de acordo com a Astrologia Védica, o sistema do Zodíaco indiano

Moda & Beleza

Já sabe quais foram os anúncios de novas tendências da Paris Fashion Week? O evento revelou algumas novidades que estarão bombando em 2020

Moda & Beleza

Saber quais são os tipos de hidratante labial para cada ocasião pode parecer difícil, mas nós fizemos um guia com algumas opções para te ajudar na escolha