Você conhece a verdadeira história de Maria Madalena?

Depois de Maria de Nazaré, mãe de Jesus, Maria Madalena é considerada a mulher que foi mais próxima do Cristo, sendo retratada inclusive como sua amante

None
FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 16:56
Atualizado às 18:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A história da mulher tida como apóstola fiel de Jesus e, supostamente mãe de seus filhos ainda é muito obscura. Tanto nas escrituras católicas quanto evangélicas, são poucas as informações existentes sobre Maria Madalena. O pouco que se sabe é que era da cidade de Magdala, na Galileia.

bíblia, livro sagrado, fundo branco

Os textos bíblicos trazem poucas informações sobre a vida de Maria Madalena. FOTO: Reprodução/Shuttersrtock Images

Ao lado de Cristo

A única parte da vida de Madalena que aparece na Bíblia é a em que esteve na companhia de Jesus. Porém os registros são suficientes para entender sua importância na história. Além de ter papel ativo no funeral do Cristo, foi ela quem deu a notícia do desaparecimento do Messias aos discípulos, segundo o Evangelho de João 20:12,17. No Evangelho de Filipe, é possível encontrar uma passagem sobre o relacionamento de Maria Madalena com Jesus: “Havia três que sempre caminhavam com o Senhor: sua mãe, Maria, sua irmã e Madalena, que era chamada sua companheira”. No entanto, a maior polêmica é a de que Jesus e Maria Madalena se beijavam, o que despertava ciúmes nos outros apóstolos: “E a companheira (…) Maria Madalena. (…) amava-a mais do que (todos) os discípulos (e costumava) beijá-la (frequentemente) em seus (…)”.

Maria Madalena, Jesus Cristo, manto vermelho, abaixada, seguindo Jesus

Maria Madalena foi a mulher mais próxima de Jesus e, supostamente, sua amante. FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

Amante e escritora

Mas a importância de Madalena não pára por aí. Em 1896, o pesquisador Carl Reinhard adquiriu diversos textos apócrifos, e entre eles estavam versões do Evangelho de Maria Madalena. Apesar das polêmicas acerca de sua pessoa e de seu relacionamento com Cristo, é considerada uma das principais figuras femininas dos textos bíblicos.

SAIBA MAIS

Conheça a história de Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo

Conheça a trajetória da filósofa e teóloga Catarina de Siena

Texto: Nathália Piccoli Edição: João Paulo Fernandes

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.