Se você buscar informações sobre as mais variadas lojas na internet certamente vai encontrar algum depoimento de alguém insatisfeito com sua compra. Um dos principais motivos para reclamação se refere à troca ou devolução do que foi comprado, seja pela internet ou em lojas físicas. É comum ter dúvidas sobre a possibilidade de devolver ou trocar algumas mercadorias, pois as regras são diferentes para itens comprados na internet e pessoalmente. Diante disso, conheça seus direitos nas trocas de produtos e não seja enganado!
Internet
Nesse tipo de compra o cliente não visualiza o item pessoalmente, por isso, a legislação determina e garante prazo para arrependimento e solicitação de outro produto ou reembolso.
Seus direitos nas trocas em lojas físicas
Já a substituição (ou recebimento do dinheiro de volta) nas compras em loja física só é assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor quando há defeito no produto e não ocorre o reparo. Portanto, as trocas somente serão obrigatórias nesses casos, ficando a critério da loja realizá-la ou não.
Tempo para troca dos produtos
Os fornecedores e fabricantes têm até 30 dias a partir da reclamação para resolver o problema. O código do consumidor prevê, ainda, prazo de 30 dias para o cliente reclamar em casos de bens não duráveis (como alimentos, por exemplo). Para bens duráveis, que são aqueles utilizáveis por mais tempo (como móveis, eletrodomésticos, carro e roupas), o prazo é de 90 dias contados a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
Atenção! Em todos os casos é importante ter em mãos a nota fiscal do produto: exija-a sempre!
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