ENTRETENIMENTO

Veja porque ler é tão importante para o sucesso profissional

Ler é algo recomendado para todas as idades. Contudo, esse hábito pode estar relacionado com o sucesso profissional segundo pesquisa

None
FOTO; Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/11/2016 às 08:31
Atualizado às 18:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você vive ocupado e trabalha muito? Mesmo assim, anda reclamando que sua carreira se encontra estável, sem chances de alcançar um maior sucesso profissional? Pois saiba que a apresentadora de televisão e empresária Oprah Winfrey e o também empresário e co-fundador da Microsoft Bill Gates vivem ocupados e trabalham muito. Porém, ambos são reconhecidos mundialmente como pessoas de grande sucesso. Qual seria o segredo deles? Ler muito!

coruja-oculos-ler-livro

FOTO: Shutterstock.com

Foi o que investigou Michael Simmons, cofundador da Empact, plataforma para empreendedores. Ao analisar histórias pessoais de grandes líderes e executivos, o pesquisador percebeu um padrão na rotina deles: todos reservam uma hora por dia (ou cinco horas semanais), durante toda a carreira, para fazer atividades que podem ser classificadas como práticas de aprendizado. Simmons selecionou algumas dessas práticas e as dividiu em três tópicos: reflexão, experimentos e – a prática mais simples de todas – leitura!

Oprah Winfrey credita boa parte de seu sucesso aos livros que leu. Já disse que eles são seu “passe para a liberdade pessoal” e até participa ativamente de um clube de leitura. Bill Gates possui um blog em que compartilha suas impressões sobre as obras que está lendo. E o empresário garante que são cerca de 50 por ano!

Segundo uma pesquisa divulgada em 2016 pelo Instituo Pró-Livro (IPL), pouco mais de 55% da população brasileira possui o hábito de ler. É um número significativo, mas que ainda pode crescer!

Quer outros motivos para começar a ler mais? Para começo de conversa, o hábito de leitura, por si só, faz bem por diversos motivos, pois envolve “atividades mentais que estimulam o pensar, o aprendizado, o raciocínio, a imaginação, concentração e criatividade”, cita Roberto Debski, coach e psicólogo.

O professor de psicologia social Luciano Gomes dos Santos aponta que a leitura possibilita uma visão mais ampla e profunda da sociedade. “Desperta em nós o senso crítico e a capacidade de argumentar”, que são fundamentais para termos êxito não apenas nos estudos como também no ambiente profissional.

A psicóloga Raquel Canabarro indica que, quanto mais lemos, adquirimos maiores conhecimentos e podemos fazer outras associações. “As imagens mentais evocadas são importantes para recorrer à memória e resolver problemas de forma criativa. Com a imaginação, é possível criar um número infinito de variações de soluções”, aponta. Ou seja, resolver aqueles problemas durante o expediente pode ser algo menos doloroso e maçante.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Ricardo Piccinato – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Luciano Gomes dos Santos, professor de psicologia social da Faculdade Arnaldo, de Belo Horizonte (MG); Raquel Canabarro, psicóloga no Centro Multidisciplinar Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ); Roberto Debski, coach, psicólogo, médico e diretor da Clínica Ser Integral, em Florianópolis (SC)