Você sabia que os golfinhos são os animais com a memória mais longa?

Uma pesquisa demonstrou que os golfinhos conseguem se lembrar dos sons dos animais que viveram com eles mesmo depois de 20 anos de separação!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/09/2016 às 13:52
Atualizado às 18:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Provavelmente você já ouviu falar que alguém tem “memória de elefante” porque nunca se esquece das coisas. No entanto, a melhor expressão seria “memória de golfinho”! Isso porque, mesmo depois de 20 anos de separação, os golfinhos conseguem se lembrar  dos assobios de seus antigos companheiros. Foi o que mostrou uma pesquisa dos Estados Unidos divulgada na publicação científica Proceedings of the Royal Society B – Biological Sciences.

Os cientistas usaram as informações sobre os relacionamentos entre 56 golfinhos em cativeiro que tiveram de ser separados em seis zoológicos e aquários com o objetivo de facilitar o acasalamento. Os pesquisadores tocaram para os animais gravações de áudio utilizando alto-falantes subaquáticos, com os assobios (sons que são muito particulares) dos companheiros que conviveram com eles no passado e mediram suas reações.

golfinhos memória golfinho nadando

FOTO: Shutterstock.com

Quando as gravações eram familiares, os golfinhos se aproximavam das caixas de som por longos períodos de tempo e, quando não havia familiaridade com a gravação, ignoravam o alto-falante. Para checar que a reação dos golfinhos era mesmo devido ao reconhecimento do assobio, os cientistas tocaram sons de animais da mesma espécie, idade e sexo que os golfinhos familiares.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação / Edição: Érika Alfaro