Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Os relatos sobre a ressurreição de Cristo impactaram a humanidade. Mas como os estudiosos repercutem o episódio religioso sob o ponto de vista histórico?
- Ilustração de três cruzes com o céu escuro. Jesus está na do meio

O que a História diz a respeito da ressurreição de Cristo?

Os relatos sobre a ressurreição de Cristo impactaram a humanidade. Mas como os estudiosos repercutem o episódio religioso sob o ponto de vista histórico?

[PAGE TITLE]

Os relatos sobre Jesus ressuscitado impactaram a humanidade. Mas, mesmo assim, a ressurreição de Cristo é contestada historicamente. Não à toa, céticos e fiéis protagonizam constantes debates acerca do tema. Sendo assim, descubra quais são os argumentos de cada ponto de vista:

Ilustração de três cruzes com o céu escuro. Jesus está na do meioFOTO: Istock.com/ Getty Images

Céticos

De um lado, os incrédulos rejeitam o caráter espiritual da questão com várias brechas deixadas pelo episódio. Os argumentos começam com as diferenças entre os evangelhos: já que há divergências entre eles, justifica-se que pode ter ocorrido invenção na confecção dos mesmos.

Segundo pesquisadores, os relatos mais detalhados da ressurreição são fontes secundárias e não se baseiam em registros históricos. Entre as teses mais defendidas, destaca-se a possibilidade do roubo do corpo por parte dos discípulos. Há quem alegue também que a ressurreição não é exclusividade do Cristianismo, sendo que outros deuses e figuras espirituais também teriam tido experiências de vida após a morte.

Fiéis

Por sua vez, os cristãos utilizam a premissa de que, se comprovado por provas científicas, o evento perderia suas qualidades milagrosas. No entanto, algumas evidências são ressaltadas para justificar a crença. Se a ressurreição de Cristo fosse uma invenção – e os apóstolos tivessem realmente roubado o corpo – por que eles continuariam a defender a farsa dadas as circunstâncias?

Vale lembrar que, nos primeiros anos após a suposta ascensão de Jesus, os cristãos foram perseguidos, aprisionados e torturados até a morte. A conversão de importantes céticos da época, como Tiago e Paulo de Tarso, também é usada como argumento.

VEJA TAMBÉM

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Mundo místico

Desde sempre, diferentes povos tentam entender o que é o Paraíso. Para o Catolicismo, ele é a situação prometida para quem vive o projeto de amor de Deus.

Mundo místico

Normalmente, o Céu é visto como a morada de Deus e para onde vão as boas pessoas. No entanto, você sabe como a cultura tupi-guarani interpreta isso?

Mundo místico

Desde o surgimento da humanidade, diferentes povos tentam entender o que é o céu, cada um à sua maneira. Saiba como a Umbanda retrata o paraíso

Mundo místico

Segundo especialista, o purgatório é um processo de purificação pelo qual todas as pessoas precisam passar para entrar no reino de Deus

Mundo místico

De acordo com Isaque Sicsú, pastor da Igreja Batista do Morumbi em São Paulo, o protestantismo não acredita na existência de um purgatório

Mundo místico

Segundo os protestantes, o céu é o lugar da habitação de Deus e o paraíso é para onde os salvos vão depois da morte! Entenda

Mundo místico

Os anjos da guarda são vistos como amigos que sabem tudo o que fazemos e o que pensamos, inclusive dando conselhos para conduzir os fieis ao céu

Entretenimento

Segundo a religião Umbanda, existe um purgatório, que é nomeado de Umbral. Entenda o significado do termo para a religião