5 filmes inspiradores que abordam a educação

Hoje, o papel da educação é um tema que precisa ser discutido dentro e fora das escolas. Confira 5 filmes inspiradores para ajudar na discussão:

None
Fotos: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/01/2017 às 09:50
Atualizado às 09:24

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguns filmes têm o poder de inspirar! Hoje, o papel da educação é um tema que precisa ser amplamente discutido dentro e fora das escolas. Selecionamos produções nacionais e internacionais que vão além do questionamento do modelo tradicional de ensino e convidam para uma reflexão sobre o papel do professor, do aluno e do sistema educacional. Confira 5 filmes inspiradores que abordam esse tema:

5 filmes inspiradores sobre educação:

filmes inspiradores sobre educação

Fotos: Divulgação

1 – A Sociedade dos poetas mortos, de Peter Weir (1989)
O longa-metragem norte-americano conta a história de um professor de poesia que dribla os valores tradicionais e conservadores da escola onde trabalha e motiva seus alunos a contestarem e serem livres pensadores.

2 – Pro dia nascer feliz, de João Jardim (2006)
Trata-se de um diário de observação da vida de adolescentes no Brasil em escolas públicas e particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O documentário flagra as angústias e inquietações dos alunos e como eles se relacionam no ambiente fundamental para sua formação.

3 – Escritores da Liberdade, de Richard La Gravenese (2007)
Em um contexto social problemático e violento, uma jovem professora que trabalha em um bairro periférico nos Estados Unidos ensina seus alunos valores de tolerância e disciplina, promovendo uma reforma educacional na comunidade.

4 – A onda, de Dennis Gansel (2008)
O filme alemão conta a história de um professor do Ensino Médio que, ao assumir um curso sobre autocracia, decide proporcionar uma experiência prática que explique os mecanismo de fascismo e poder. No decorrer do enredo, o longa-metragem aborda o contexto de uma juventude desmotivada e descrente em um futuro diferenciado.

5 – Mitã, de Lia Mattos e Alexandre Basso (2013)
Educação, espiritualidade, tradição e cultura da criança se misturam na narrativa, inspirada pelos pensamentos de Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio.

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.