ENTRETENIMENTO

Entenda: atentado em Nice, sul da França

Na noite de ontem (14) a França sofreu um atentado que deixou 84 mortos e mais de 100 feridos. Entenda o que aconteceu na cidade de Nice, sul do pais.

None
Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/07/2016 às 11:32
Atualizado às 16:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mais uma vez a França passou por momentos de desespero causados por atentados. O país já sofreu cerca de 10 diferentes atentados, desde a invasão ao Charlie Hebdo, matando 12 pessoas na sede do jornal em Paris em janeiro de 2015. O último atentado desse quinta-feira (14) matou cerca de 84 pessoas e deixou centenas de feridos.

Nice França

Foto: Valery Hache/AFP

Mais uma vez o mundo se solidariza com a França em apoio às vítimas e aos familiares. Entenda o que aconteceu na cidade de Nice, no sul do pais:

Como foi o atentado?

Um caminhão atingiu uma multidão que participava da comemoração de um feriado na França, o Dia da Bastilha, por volta das 22h local (18h em Brasília).O motorista percorreu cerca de 2km por uma avenida e atropelou centenas de pessoas. Minutos antes, o condutor do veículo disparou com uma arma sobre a multidão antes de ser abatido pela polícia.

Onde foi o atentado?

O atentado aconteceu na cidade de Nice, no sul da França.As pessoas atingidas estavam na Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida à beira-mar da cidade, assistindo uma queima de fogos em comemoração ao feriado no país.

Nice França

Foto: REUTERS/Eric Gaillard

O que se sabe sobre as vítimas?

Os números que se tem até agora são de 84 mortos – dentre os mortos, 10 crianças – mais de 100 feridos e cerca de 18 feridos em estado de “emergência absoluta”, considerado um estado de saúde muito grave. O governo francês ainda não identificou as vítimas e não sabe afirmar se existem brasileiros entre mortos ou feridos.

Nice França

Foto: Eric/Reuters

Quem realizou o atentado?

O governo francês identificou nessa manhã (15) a identidade do motorista do caminhão. Documentos de um cidadão francês de origem tunisiana, residente da própria cidade de Nice, chamado Mohamed Lahouaiej Bouhlel, de 31 anos, foram encontrados dentro do caminhão. Segundo o jornal francês Le Monde, o dono dos documentos já é conhecido pela polícia por crimes como roubo e violência. O apartamento do franco-tunisiano foi revistado na manhã de sexta-feira (15). Ainda não se sabe se o culpado pelas mortes agiu sozinho, mas foi afirmado pelo Ministério do Interior da França a morte do condutor minutos após o ataque, depois de uma troca de tiros com policiais franceses. Dentro do caminhão foram encontradas também pistolas de plásticos e uma granada “desativada”.

Nice França

Reprodução/Twitter

O atentado foi realizado por algum grupo terrorista?

O ocorrido vem sendo tratado como ataque terrorista por autoridades francesas, mas ainda não há informações de reivindicação por nenhum grupo terrorista. O presidente da França afirmou que o ataque tem “caráter terrorista inegável” mas as motivações ainda não foram esclarecidas. A sessão antiterrorista do governo francês assumiu o caso e o promotor da cidade de Paris abriu uma investigação para apurações mais detalhadas.

Nice França

Reprodução

O que é o Dia da Bastilha?

No dia 14 de julho comemora-se, na França, o Dia da Bastilha: um feriado nacional para comemorar a Queda da Bastilha, em 1789 – uma fortaleza usada como prisão pela monarquia francesa da época da Revolução Francesa. O feriado é para comemorar a liberdade do povo francês que tem como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Após o atentado, foi decretado luto nacional francês entre os dias 16 e 18 de julho.

SAIBA MAIS

Dicas da ABIN contra terrorismo viram piadas, mas atenção ao alerta!
O que devemos saber sobre o Estado Islâmico?