Festivais de Cinema Nacional que você precisa conferir!

O Brasil tem uma variedade enorme de Festivais de Cinema Nacional com tema pra agradar todos os gostos! Confira o festivais que acontecem pertinho de você!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/07/2016 às 14:34
Atualizado às 16:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O cinema nacional é recheado de surpresas boas e muito talento envolvido! É sempre bom prestigiar esses momentos de orgulho nacional. Hoje (07) se dá início ao 26º Cine Ceará, um Festival de Cinema Íbero-Americano que acontece anualmente na cidade de Fortaleza, sendo um dos maiores festivais de cinema nacional. O homenageado do ano é Chico Diaz, ator mexicano de grande destaque nas telas cinematográficas.

Cine Ceará

Foto: Divulgação

O Brasil é possui muitos festivais audiovisuais que valem a pena prestigiar, e pode ter um pertinho de você. Confira:

“Curta Brasília”

Curta Brasilia

Foto: Divulgação

O festival que está em sua 5ª Edição abriu as inscrições abertas para o envio de curtas-metragens e videoclipes que vão ser selecionados para compor a programação oficial 2016. O festival acontece do dia 15 à 18 de dezembro, no Cine Brasília. Quem for selecionado tem a chance de concorrer ao prêmio “Cine França Brasil”, que é oferecido pela Embaixada da França e oferece ao vencedor uma viagem ao país para um evento cinematográfico.

“Curta Santos”

Curta Santos

Foto: Divulgação

O Festival de Cinema de Santos que já acontece há 14 anos, também está com as inscrições abertas para o envio de obras audiovisuais. Serão 10 filmes escolhidos para concorrer nacionalmente, além de outros 10 filmes e 10 videoclipes para concorrer regionalmente. O festival acontece entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro.

“Cinedocumenta”

Cinedocumenta

Foto: Divulgação

A mostra de Cinema Documentário de Ipatinga promove e exibição de documentários e incentiva a criação de profissionais do Vale do Aço. Cada ano é escolhida uma temática para análise. No ano de 2015, a temática foram documentários e filmes que problematizassem a relação humana com a natureza. O tema do ano de 2016 ainda não foi decidido. O festival acontecem em Outubro de 2016 na cidade de Ipatinga.

“FAB – Festival Audiovisual de Belém”

FAB - Festival Audiovisual de Belém

Foto: Divulgação

O festival foi criado em 2013 e tem como objetivo a integração sociocultural promovendo a produção de cursos livros e eventos culturais na cidade de Belém do Pará. Nos seus 3 anos de existência, o FAB já recebeu mais de 130 obras de 14 estados brasileiros, além de reunir mais de 1500 pessoas por ano pra sua mostra. O festival acontece em Setembro de 2016, sem data definida.

“Festival Internacional de Filmes Curtíssimos”

Festival Internacional de Filmes Curtissimos

Foto: Divulgação

Esse festival é uma mostra internacional de filmes com até 3 minutos de duração. Os filmes podem ser de qualquer gênero, tema e formato, mas possuem uma duração limite. O festival acontece nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo nos meses de setembro e outubro.

“Curta Circuito”

Curta Circuito Festival

Foto: Divulgação

Esse é um Festival de mostra audiovisual permanente!Ele acontece o ano todo pela cidade de Belo Horizonte e outras cidades do interior de Minas Gerais, exibindo exclusivamente obras nacionais. O festival promove também debates com os diretores e pessoas relacionadas a produção do filme ou tema. E além disso, garante o acesso gratuito do público!

“Locomotiva – Cinema de Animação”

Locomotiva, Festival de Cinema

Foto: Divulgação

Desde 2005, o Festival Locomotiva foi criado para incentivar o interesse do audiovisual em animação para crianças, jovens e adultos. O projeto acontece no estado do Rio Grande do Sul sendo o pioneiro como Festival de Animação no pais. O Locomotiva acontece em Agosto na cidade de Garibaldi-RS.

“Festicineamazônia”

Também conhecido como Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, é o festival mais antigo da região norte do país, sempre ligado a visão ambiental à partir da produção audiovisual nacional, latino-americana e de países de língua portuguesa. Em 2013, o festival passou a fazer parte da organização Green Film Network (GFN), uma rede cinematogrática que coordena e divulga os festivais ambientais mais importantes do mundo. O festival acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto, em Porto Velho (RO).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.