Connect with us

O que você está procurando?

Marcelo Nunes é um artesão que viaja o Brasil ensinando técnicas de crochê. Saiba mais sobre sua história e conheça dicas sobre a profissão.
-

Crochê é coisa de mulher? Marcelo Nunes prova que não!

Marcelo Nunes é um artesão que viaja o Brasil ensinando técnicas de crochê. Saiba mais sobre sua história e conheça dicas sobre a profissão.

“Crochê é coisa de mulher, de vovó, de menina”… Existem esteriótipos mais inadequados do que esses? Atualmente, a técnica está super em alta no universo da moda e do artesanato. E, para quebrar mais um esteriótipo, uma das referências nacionais na arte do crochê no Brasil é um… homem! Marcelo Nunes possui uma linha própria pela EuroRoma®, empresa de barbantes ecológicos, ministra workshops por todo o país, participa de programas de TV, produz material didático e vídeos para internet para quem quer aprender a tecer e produz peças mais do que incríveis!

Marcelo Nunes está sorrindo enquanto segura fios de crochê em sua mão

FOTO: Eurofios/Divulgação

 

De hobby a profissão

Como hobby, Marcelo e seus amigos formaram um grupo para aulas de artesanato. O grupo foi crescendo e Marcelo passou a ensinar a arte para mais e mais pessoas. “Sou apaixonado pelo meu trabalho, é uma sensação maravilhosa poder dividir meus conhecimentos” explica ele.

Dicas de crochê do Marcelo

Principais cuidados para produção de uma roseta: “é muito importante calcular a quantidade e colocação dos pontos para que se possa alcançar o designer das formas e curvas ideais que uma bela roseta necessita.”

Para um acabamento profissional: “ao terminar uma peça, corto o fio deixando aproximadamente 15cm de barbante e passo esse fio por dentro da alcinha final. Procuro sempre passar o mesmo fio sobre uns dois pontos, mais ou menos, parando com o mesmo sempre no avesso da peça, onde eu divido este fio em duas partes, passo apenas uma parte sobre um ponto que esteja próximo de onde foi feita a divisão. Feito isso, dou três nós, que ficam bem pequenos e imperceptíveis. Aproveito para esconder o restante do fio sobre os pontos seguintes, para não cortar o barbante rente ao nó, conseguindo assim um excelente acabamento.”

Para quem quer trabalhar com crochê: “é importante pesquisar as tendências do mercado. Também ficar atendo no acabamento e na harmonia das cores em suas peças. Não tenha medo de criar peças diferenciadas, quanto mais você produz, mas aperfeiçoa sua técnica.”

Veja também: 

Agulhas de crochê: conheça os diferentes tipos

Jovem faz sucesso com vídeos de ponto cruz

 

Advertisement

Entretenimento

Quer saber quais foram as invenções mais bizarras, criações inúteis ou até mesmo inovadoras, mas que não ganharam credibilidade?

Entretenimento

Depois de dois episódios terroristas de autoria do Estado Islâmico em Paris (2015), já se fala que o grupo pode estar por trás do ataque deste 14/7.

Estilo de vida

Veja aqui como ganhar dinheiro vendendo docinhos caseiros, com dicas incríveis de custo e padronização dos quitutes. É lucro certo!

Estilo de vida

Bastidores decorativos com patch apliquê para o quartinho da criança: é fácil de fazer! Aprenda com moldes e passo a passo

Estilo de vida

Esqueça os sapatinhos tradicionais! Aprenda a fazer um tênis de crochê: uma peça diferente, com estilo para você presentear ou vender.

Estilo de vida

Confira dicas incríveis para fazer e vender pães caseiros para complementar a renda da família. É garantia de sucesso e de dinheiro no bolso!

Estilo de vida

Utilizando a técnica do patchwork, aprenda a fazer uma linda toalhinha de chá que remete ao clima country e traz todo o ar campestre para dentro de casa

Estilo de vida

Lucre com bolo caseiro. Confira dicas valiosas e receitas práticas para seu negócio dar certo e gerar aquela grana extra que você tanto precisa!