Aprenda a definir e ler as expressões numéricas com frações!

Para representar as frações, utiliza-se o símbolo a/b , no qual o b é chamado de denominador e o a é conhecido como numerador.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/11/2016 às 11:32
Atualizado às 18:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

 Fração significa partido ou quebrado, e fracionar é o termo usado para dividir alguma coisa em partes iguais, considerando duas ou mais divisões.
Para representar as frações, utiliza-se o símbolo a/b , no qual o b é chamado de denominador e representa em quantas partes está sendo feita a divisão e o a é conhecido como numerador e representa a quantidade de partes considerada.

lousa, contas, números, frações

FOTO: Shutterstock

Exemplo 1:

Quando uma pessoa divide uma torta em 4 partes iguais e pega uma dessas partes, é correto afirmar que ela pegou ¼ da torta. Já se a pessoa quiser três partes, a fração será representada assim: ¾ Para colocarmos em prática, vamos pensar em problemas do dia a dia. Se eu quiser saber qual a média de velocidade de um carro durante uma viagem que durou 4 horas em uma distância de 380 quilômetros, basta dividir os números entre as duas grandezas diferentes. Divide-se a distância percorrida pelo tempo gasto para percorrê-la, ou seja 380km/4h, Assim, descobre-se que o veículo fez o trajeto com uma velocidade média de 95km por hora.

Há outros problemas rotineiros que também podem ser solucionados com o uso da fração. Por exemplo, quanto se gasta de tinta em uma única parede quando um pintor utiliza 6 latas de tinta para pintar 4 paredes. Para isso, divida a quantidade de latas pelo número de paredes, ou seja, 6/4 = 1,5.

Portanto, será necessária 1 lata e meia de tinta para cada parede.

COMO LER AS FRAÇÕES

Quando o denominador é um número inteiro positivo e menor do que dez.

Exemplos:

  • 2/3 lê-se dois terços
  • 3/8 lê-se três oitavos

Já quando o denominador é inteiro positivo e maior do que dez acrescenta-se a palavra avos.

Exemplos:

  • 5/11 lê-se cinco onze avos
  • 1/14 lê-se um catorze avos

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini