Connect with us

O que você está procurando?

Programe seu final de semana e assista 5 clássicos do cinema que vão te fazer entrar em uma espécie de túnel do tempo. Confira. Vale a pena!
- FOTO: iStock/ Getty Images

Túnel do tempo: 5 clássicos do cinema que você precisa assistir!

Programe seu final de semana e assista 5 clássicos do cinema que vão te fazer entrar em uma espécie de túnel do tempo. Confira. Vale a pena!

  • Amadeus

Amadeus (1984)
Diretor: Milos Forman | Com: F. Murray Abraham, Tom Hulce e Elizabeth Berridge | Premiações: Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e outras cinco estatuetas | Duração: 160 minutos.

 

 

A chance de conhecer a história (verídica ou não) por trás de um dos maiores músicos de todos os tempos rendeu oito estatuetas a Amadeus, drama biográfico que faz jus ao personagem que o inspirou.

A música é um capítulo à parte, porém as atuações e a direção segura são o que levam o filme ao patamar de clássico. Destaque para a cena em que Salieri e Mozart interagem em uma composição do segundo, que demonstra perfeitamente seu talento divino.

amadeus-túnel-homem

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: a genialidade de Mozart poderia gerar diversas leituras e é mérito de Milos Forman ter escolhido um ângulo fora do comum. Embora a atuação de Tom Hulce, como Mozart, traga um brilho extra à produção, é o seu antagonista Salieri (F. Murray Abraham) com suas ambiguidades, suas frustrações e sua admiração pelo músico que jamais conseguiria ser, que torna a biografia diferenciada.

 

  • Assim Caminha a Humanidade

Giant (1956)
Diretor: George Stevens | Com: Elizabeth Taylor, Rock Hudson e James Dean | Premiações: Oscar de Melhor Diretor | Duração: 201 minutos.

 

 

A homenagem ao Texas ganha vida na saga de Leslie, um dos primeiros personagens femininos e texanos caracterizados de maneira tão imponente (por Elizabeth Taylor) na história do cinema. Chamado pela crítica de “faroeste moderno”, Assim Caminha a Humanidade acabou representando ao Texas o que … E O Vento Levou significa para a Georgia.

Três gerações passam pelas mais de três horas do épico, que mostra o íntimo e o conflito dos personagens – tais qual Jett, rancheiro que se torna rico com o petróleo – e como estes vão se moldando ao passarem da juventude à maturidade.

filme-túnel-personagens

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: pioneiro ao discutir a intolerância racial e social, Assim Caminha a Humanidade deixou seu legado ao marcar posição sobre o assunto. Aos 24 anos, James Dean também destaca-se e cresce a cada cena em que aparece. O ator morreu antes de o filme ser concluído.

 

  • Ben-Hur

Ben-Hur (1959)
Diretor: William Wyler | Com: Charlton Heston, Jack Hawkins e Stephen Boyd | Premiações: Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e outras oito estatuetas | Duração: 212 minutos.

 

 

Um clássico com pretensões de ser grandioso. E conseguiu: recordista de Oscars (11 estatuetas) até ser igualado por Titanic, orçamento estratosférico, seis anos de pré-produção, mais de 30 sets de filmagens, 8 mil figurantes e protagonista e diretor afiados em suas funções. A história do judeu Ben-Hur foi e ainda é o maior épico bíblico de todos os tempos, e não há números que possam dizer o contrário.

ben hur-filme-túnel

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: a famosa cena da corrida de bigas gera lendas no mundo dos cinéfilos, como morte de cavalos e dublês e rostos de atores futuramente famosos entre extras de produção. Ainda se pode citar o visual deslumbrante, a fotografia e trilha sonora belíssimas e os cruzamentos entre a narrativa de Ben-Hur com momentos cruciais da vida de Cristo, elementos coordenados perfeitamente que tornam o longa nada menos do que megalomaníaco.

 

  • Coração Valente

Braveheart (1995)
Diretor: Mel Gibson | Com: Mel Gibson, Sophie Marceau e Patrick McGoohan | Premiações: Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e outras duas estatuetas | Duração: 177 minutos.

 

 

Histórico, emocionante e com uma direção digna de Oscar, Coração Valente preencheu todos os requisitos para se consagrar como um grande épico. A linguagem simples ao contar a história de William Wallace, herói medieval escocês, muitas vezes engana, pois, por trás dela, há um roteiro preciso que se equilibra entre a carga dramática e a ação por quase três horas.

O orçamento robusto propiciou também uma perfeição técnica, tanto para figurinos e maquiagem quanto para fotografia. O filme ainda presenteia o espectador com cenas antológicas do cinema, por exemplo a do grito de liberdade o protagonista, que não se rende à tortura e torna-se mártir de seu povo.

gibson-coração valente- homem

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: Mel Gibson inaugura uma nova era de realismo em batalhas cinematográficas. Sem edições na violência, ele opta por mostrar detalhes – sanguinários ou não – dos combates. Fez escola.

 

  • Tempos Modernos

Modern Times (1936)
Diretor: Charles Chaplin | Com: Charles Chaplin, Paulette Goddard e Henry Bergman | Duração: 87 minutos.

 

 

Trata-se do amadurecimento de Charles Chaplin enquanto cineasta. Dessa vez, seu personagem Carlitos acaba pirando com o ritmo de trabalho das fábricas em frequente processo de industrialização e de chegada das máquinas. Ele é demitido, para no hospital, é confundido com um líder comunista, vai preso… A crítica social permanece fortíssima, mas, no meio de tantas desventuras, Carlitos conhece uma pequena órfã e decide ajudá-la.

Ainda que todas as engrenagens sociais tentem esmagar o novo casal, a mensagem que ele transmite é feliz – especialmente por meio da memorável cena final, ao som de Smile, uma das músicas mais positivas já compostas, e que foi escrita pelo próprio Chaplin exclusivamente para o filme.

chaplin-tempos modernos-filme

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: as cenas de Carlitos na linha de produção. Mesmo sendo uma obra em preto e branco, é impressionante o caráter atemporal dessas cenas na fábrica, que auxiliam até hoje os professores de História na hora de exemplificar o modelo de produção fordista em sala de aula.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação Alto Astral  Edição: Nathália Piccoli

Advertisement

Entretenimento

Qualquer pessoa está sujeita à traição, porém ninguém quer ser o último a saber! Uma pesquisa indicou que você pode prever antes mesmo de ela acontecer.

Entretenimento

A UNESCO, criada em 1945, conta hoje com 193 estados-membro e atua na luta contra o analfabetismo e pela preservação dos patrimônios naturais e históricos

Entretenimento

Um sério acidente doméstico causou muitos problemas ao Padre Marcelo Rossi e quase paralisou sua carreira definitivamente

Entretenimento

Você é uma amante da sétima arte? Então, com certeza, você precisa assistir a esses filmes. Mas, prepare-se: eles vão te deixar pra lá de intrigada!

Entretenimento

Uma lista com 6 dos filmes estrelados por Dwayne Johnson, o The Rock, eleito esta semana pela revista People como o homem mais sexy do mundo

Entretenimento

Confira 12 coisas do universo geek que já conquistaram fãs pelo mundo. Mesmo que você não se considere um, provavelmente já se divertiu com alguma delas!

Entretenimento

Criada há aproximadamente 6 mil anos, a escrita foi uma invenção fundamental para a humanidade, tanto que determinou a divisão da história

Entretenimento

Sabemos que a Marvel e a DC estão investindo no cinema, mas tudo começou com as hqs! Confira curiosidades sobre as gigantes dos quadrinhos: