8 filmes sobre guerras que você não pode deixar de assistir

Uma lista de 8 superproduções que fizeram sucesso ao retratar algumas das guerras mais importantes já ocorridas na história

None
Tom Hanks (à direita), no papel de capitão John Miler, em cena do filme O Resgate do Soldado Ryan. FOTO: Divulgação/Paramount Pictures

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/11/2016 às 15:00
Atualizado às 18:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apesar de as guerras não serem situações nem um pouco agradáveis de se viver e relembrar, não deixam de ter elevada importância para a sociedade, devido justamente às mudanças sociais e avanços tecnológicos e científicos que proporcionam. Por conta disso, vamos relembrar alguns filmes que fizeram sucesso retratando algumas das guerras mais famosas do mundo.

Pearl Harbor

Direção: Michael Bay
Lançamento: 2001

O filme retrata o envolvimento de dois amigos no ataque japonês à base militar norte-americana, chamada Pearl Harbor, no dia 7 de dezembro de 1941. Em plena Segunda Guerra Mundial, esse ato afetou milhares de pessoas e serviu como porta de entrada dos Estados Unidos na guerra.

300

Direção: Zack Snider
Lançamento: 2006

Esse filme faz um relato sangrento da Batalha de Termópilas, entre espartanos e persas, durante a Antiguidade. O rei Leônidas e mais 299 soldados de Esparta lutam contra Xerxes e seu numeroso exército. Os guerreiros enfrentam várias dificuldades para unir a Grécia contra os persas.

Leonidas, rei, Esparta, soldados, cena do filme

Leonidas (Gerard Butler) com seu filho Pleistarchos (Giovani Antonio Cimmino) e sua esposa Gorgo (Lena Headey) em cena do filme 300. FOTO: Divulgação/Warner Bros Pictures

A Lista de Schindler

Direção: Steven Spielberg
Lançamento: 1993

Oskar Schindler explora a mão-de-obra judia barata e viável para lucrar com seus negócios durante a Segunda Guerra Mundial. Com sua influência dentro do Partido Nazista, Oskar consegue facilmente uma autorização para abrir uma fábrica. No entanto, Schindler abdica de sua fortuna e salva inúmeras vidas judias em pleno extermínio alemão.

A lista de Schindler, cena do filme, menina, vestido vermelho

Cena do filme A Lista de Schindler. FOTO: Divulgação/Universal Pictures

O Resgate do Soldado Ryan

Direção: Steven Spielberg
Lançamento: 2001

Em plena Segunda Guerra Mundial, descobre-se que os quatro irmãos Ryan estavam no exército. Enquanto três deles morreram, o último soldado da família ainda está em combate. O capitão John Miller é designado para salvá-lo, sendo necessário, para isso, descobrir onde ele está, percorrer diversas territórios em guerra e enfrentar outras adversidades.

Capitão John Miller, O resgate do Soldado Ryan, Tom Hanks, ator, soldados

Tom Hanks (à direita), no papel de capitão John Miler, em cena do filme O Resgate do Soldado Ryan. FOTO: Divulgação/Paramount Pictures

Apocalypse Now

Direção: Francis Ford Coppola
Lançamento: 1979

O filme retrata a Guerra do Vietnã com drama e suspense. O capitão Willard recebe a missão de encontrar e matar o coronel Kurtz, comandante das Forças Especiais, que enloqueceu e se refugiou na selva do Camboja.

cartaz, filme, helicópteros, fundo vermelho

Cartaz do filme Apocalypse Now. FOTO: Divulgação/Zoetrope Studios

Bastardos Inglórios

Direção: Eli Roth e Quentin Tarantino
Lançamento: 2009

A jovem Shosanna Dreyfus testemunha a execução de toda sua família pelo coronel nazista Hans Landa, na França, durante a Segunda Guerra Mundial. A garota escapa e, anos depois, busca por vingança. Ao mesmo tempo, o tenente Aldo Raine organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas e chegar até os líderes do Terceiro Reich.

O Patriota

Direção: Roland Emmerich
Lançamento: 2000

Benjamin Martin é um herói que decidiu viver em paz após um violento conflito entre França e Índia. Contudo, a guerra de independência norte-americana está acontecendo e ele se vê obrigado a participar novamente de um conflito. Acompanhado de seu filho, lidera uma rebelião contra o exército britânico. A única maneira de salvar sua família é lutar pela liberdade.

Mel Gibson, ator, O Patriota, bandeira, Estados Unidos

Benjamin Martin (Mel Gibson) correndo com a bandeira dos Estados Unidos na mão, em cena do filme O Patriota. FOTO: Divulgação/Columbia Pictures

Platoon

Direção: Oliver Stone
Lançamento: 1986

Chris é um recruta que acabou de integrar-se em um batalhão norte-americano, na Guerra do Vietnã. Patriota e idealista, o rapaz acredita que é seu dever lutar pelo seu país, assim como seu pai e seu avô fizeram no passado. Em meio à tanta violência, Chris vai se corrompendo ao se deparar com o verdadeiro terror da guerra.

Charlie Sheen, ator, Chris Taylor, Platoon, soldados

Charlie Sheen (à esquerda) interpretando Chris Taylor, em cena do filme Platoon. FOTO: Divulgação/Hemdale Film Corporation e Cinema 86

LEIA TAMBÉM

Texto: Da redação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.