Quando crianças, recebemos diversos reforços positivos de nossos pais, professores e outros familiares.
“O reforço positivo significa a validação de determinada atitude da criança e do adolescente. Com isso, estimula-se a produtividade e o sentimento de alegria, o que contribui também para a formação de uma personalidade mais confiante”, explica o psicólogo João Alexandre Borba.
RECOMPENSAS
Assim, somos guiados a repetir certas atitudes. Um exemplo é quando alcançamos a nota máxima em uma prova do colégio e, dessa forma, somos recompensados positivamente de diversas formas: um presente, uma viagem, um “parabéns” ou um abraço dos pais.
No entanto, é preciso que a reação seja sempre a mesma para estabelecermos isso como um reforço positivo e continuarmos a praticar a ação (no caso, estudar para conseguir uma nota alta).
INCENTIVO
No entanto, o elogio não deve ser dirigido apenas ao resultado, mas principalmente ao processo. Os pais, familiares ou professores devem incentivar a maneira como a criança se esforçou e estudou para conseguir a nota máxima.
Voltar a atenção apenas ao número ou tratar a criança como “inteligente”, pode fazer com que ela tenha receio de arriscar-se em uma tarefa mais difícil ou um desafio, com medo de decepcionar quem a elogiou por seu bom desempenho. Por isso, a motivação é mais bem aproveitada caso se atente ao processo.
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Texto: Érica Aguiar Edição: Nathália Piccoli