CASA & DECOR

Sala de leitura: ambiente aconchegante para um momento só seu!

Ter em casa uma sala de leitura é um privilégio de poucos. Mas quem tem um espaço para isso, certamente vai gostar da ideia!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/02/2017 às 18:53
Atualizado às 16:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tempos atrás, quando as moradias eram grandes e com vários cômodos, era comum que um deles fosse uma sala de leitura. E hoje, com as atenções cada vez mais voltadas para o lazer e o conforto dentro de casa, esse costume está voltando. Quem tem um espaço disponível, pode aderir à moda. E não estamos falando de um cantinho aproveitado em um canto do living, e sim de um ambiente exclusivo, distante da movimentação do resto da casa, sem barulho e com muita tranquilidade. Um local para reunir os livros prediletos e aqueles que ainda vai descobrir e se envolver.

sala de leitura

Foto: Divulgação

O que não pode faltar na sala de leitura?

Um lugar assim, tão especial, precisa de móveis próprios para acomodar a coleção de títulos. Eles podem ficar à mão, em prateleiras, armários ou estantes. Para desfrutá-los, no entanto, não há nada melhor do que uma chaise ou uma confortável poltrona acompanhada de um pufe para colocar os pés. Ao seu lado, cai bem ter uma mesinha de apoio, com uma bebida e alguns aperitivos que podem aumentar ainda mais o prazer de ler.

Luz é essencial

Um item que exige a máxima atenção em uma sala como essa é a iluminação, que precisa privilegiar a leitura sem ofuscar os olhos. A arquiteta e lighting designer Juliana Mara, de Juiz de Fora (MG), vai além: “O projeto, de maneira geral, precisa prever o relaxamento e o descanso. Então, nada de usar lâmpadas de foco intenso.” Para um décor aconchegante, a arquiteta sugere cores acolhedoras, como as que usou neste projeto para a Líder Interiores, com tapete e paredes em tons de marrom e avelã e mobiliário na cor carvalho com detalhes em laca chocolate. O ideal é instalar a iluminação geral e difusa e acrescentar alguns focos nos cantos de leitura, sobre as poltronas.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Juliana Mara, arquiteta e lighting designer, de Juiz de Fora (MG)

LEIA TAMBÉM