Otimize espaços: integre sala de estar e jantar!

A integração dos cômodos garante mais funcionalidade para o lar, ainda mais e o espaço for pequeno. Transforme as salas em um só ambiente aconchegante!

None
Foto: Caad Fotografia

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/02/2017 às 18:55
Atualizado às 16:24

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem várias formas para tirar o máximo de proveito de áreas pequenas, e a integração de dois ambientes é uma delas, como fizemos no projeto da nossa capa. Neste caso, uma combinação perfeita é a junção da sala de estar e jantar, que resulta em um espaço, além de otimizado, mais funcional.

Sala de jantar integrada com sala de estar em espaço pequeno

Foto: Jonathan Higino

Combine

Alguns cuidados precisam ser tomados no momento da decoração de um ambiente integrado, para que o cômodo não fique sobrecarregado. E a dica de Ricardo Lopez, do escritório Lo Interiores, é simples: caso você utilize uma mobília colorida, opte por objetos de decoração com cores neutras, como preto, branco, prata ou dourado. Se a sua mobília dispõe de cores neutras, é possível variar com cores vivas e vibrantes nos objetos.

Otimize ainda mais

O espelho é sempre uma recomendação de profissionais de decoração para melhorar a sensação de amplitude de um espaço. E no projeto de Ricardo, este também foi utilizado para, além de ampliar visualmente o ambiente, melhorar também a luminosidade do cômodo.

Sala de jantar integrada com sala de estar em espaço pequeno

Foto: Caad Fotografia

Ambiente leve

As arquitetas Carla Teles Vaz e Marília Serra, da Serra Vaz Arquitetura, aproveitaram o espaço de 30m² disponível e desenvolveram a sala de estar e jantar integradas para trazer sensação de amplitude. Além da junção de dois ambientes, outros métodos foram utilizados, como, por exemplo, as poltronas. “Usamos duas poltronas com espaldar baixo, para possibilitar a visão da sala como um todo, de todos os ângulos”, afirmam.

Iluminação econômica

Toda a iluminação utilizada no espaço é de LED. Segundo as profissionais, este tipo de iluminação é ecologicamente correta e proporciona vários benefícios, entre eles a baixa voltagem, o não aquecimento e a economia de água: enquanto uma lâmpada de 100w ligada durante 1h gasta 800 litros de água para a produção de sua eletricidade, a lâmpada de LED, ligada durante o mesmo período, tem um gasto de apenas 50 litros.

Texto: Monique Lima/Colaboradora

LEIA TAMBÉM