CASA & DECOR

Móveis organizadores ajudam a aproveitar espaços pequenos

A decoração deve se ater a vários detalhes, principalmente com os móveis organizadores, pois eles que guardam e ajudam a dar espaço nos ambientes pequenos

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/10/2016 às 18:50
Atualizado às 16:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A decoração deve se ater a vários detalhes, principalmente com os móveis organizadores. Eles podem estar na sala, na cozinha ou nos quartos, podem guardar desde comida até roupas, podem ter o tamanho que for e o estilo que você quiser, mas uma coisa é certa: sua função primordial é deixar a casa mais organizada. Por isso, as mobílias são tão importantes e merecem atenção redobrada no planejamento de espaços pequenos como dos apartamentos.

Estante da sala usada como móveis organizadores

FOTO: Shutterstock.com

Móveis organizadores na decoração

Estantes abertas ajudam na organização e, ao mesmo tempo, deixam o espaço mais leve. “Os armário s fechados devem ser utilizados em dormitórios ou áreas mais amplas, já que diminuem visualmente os ambientes”, alerta a arquiteta Adriana Fontana. Outra dica é investir em móveis planejados. As lojas de modulados costumam ter poucas opções de tamanho, uma vez que os móveis têm medidas fixas e só permitem composições. Já com os planejados, o cliente consegue executar um projeto completamente sob medida e pode aproveitar cada centímetro dos ambientes. “Quanto ao valor, as lojas de modulados costumam ter preços menores e formas de pagamentos mais extensas do que as marcenarias”, comenta a profissional.

Guarda-roupa sem porta para closet é usado como móveis organizadores

FOTO: Shutterstock.com

Guarda-roupa no quarto!

Tome cuidado com o tamanho do guarda-roupa, principalmente quando for pedir um sob medida. “O tamanho mínimopara a largura é 55cm, se o armário for mais fino que isto, os cabides começam a ficar tortos, amassando as roupas”, explica. Com ou sem portas? Depende, pois se você tiver um closet, eles podem até ter armários sem portas. Mas como isso dificilmente acontece em pequenos apartamentos, o ideal é escolher armários fechados para evitar sujeira nas roupas. “Vale lembrar que armários guarda-roupas sem portas exigem muita organização, caso contrário, a bagunça fica evidente”, esclarece a arquiteta.

Três malas consideradas objetos sem tanto uso que necessitam serem guardadas em móveis organizadores

FOTO: Shutterstock.com

Lugar certo para objetos pouco usados

Malas, colchões extras e outros objetos utilizados com pouca frequência podem ficar na garagem do prédio ou, se for casa, no quartinho dos fundos. Mas, se não houver esse armário no seu condomínio, a solução é usar o espaço embaixo das camas, os maleiros e o armário no corredor, conhecido como roupeiro.

Texto: Felipe Ohno/Colaborador

LEIA TAMBÉM