CASA & DECOR

Sensação de amplitude: 15 dicas para decorar sua casa

Sua casa é pequena e você não sabe como decorá-la? Saiba como dar a sensação de amplitude para todos os cômodos com truques simples!

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/10/2016 às 12:39
Atualizado às 16:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O seu apartamento ou casa tem medidas reduzidas? Não tem problema! Com essas 15 dicas você consegue das a sensação de amplitude tão sonhada, mesmo em imóveis de poucos metros quadrados.

ambiente com cama sofá, cinza e branco

FOTO: David Mazzo

1-Cores claras: elas ajudam a ampliar o espaço. É a mesma lógica que escuro “emagrece” e branco “engorda”.

2-Evite algumas cores: tons de cinza e bege diminuem a sensação de “proximidade” entre elementos. Evite tons vibrantes como cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e secundárias (verde, laranja e roxo).

3-Circulação é importante: nada de móveis atrapalhando o caminho. Crie um percurso de movimentação por todo o espaço.

4-Muita luz: lugares iluminados parecem maior, isso não quer dizer que precisam ser extremamente claros. Evite cantos escuros utilizando luzes direcionais.

5-Mobiliário: tire proveito de móveis com a mesma altura: criar linhas horizontais com esses móveis alonga as paredes.

moveis com linhas retas

FOTO: David Mazzo

6-Criatividade: nada de simetria e tradicionalismo na composição. Espaços pequenos precisam de ousadia.

7-Invista em espelhos: é um truque antigo, mas muito válido. Espelhos duplicam nossa percepção do tamanho de um espaço. Tire proveito disso, mas não use espelhos pequenos. Um único espelho grande dá um melhor resultado.

8-Evite os contrates: nada de contraste forte de cores, seja o um móvel em uma parede ou dos pés de uma mesa com o piso. Quanto mais leves os contrastes, maior o ambiente parecerá.

9-Altura certa: não pendure quadros em alturas superiores a 1,70m. Quanto maior a distância entre os quadros e o pé direito, maior será a sensação de amplitude.

10-Móveis funcionais: abuse dos móveis dobráveis e que têm várias funções, pois eles otimizam o espaço e aumentam a circulação quando necessário.

11-Atente-se aos objetos: evite grande quantidade de objetos pequenos. É preferível poucos e bons itens decorativos.

12-Portas de correr: sempre opte por portas de correr em pequenos espaços. A abertura das portas com dobradiça pode lhe roubar centímetros preciosos.

13-Embaixo e em cima: tudo deve ser aproveitado, transformado em gavetas, prateleiras, baús etc. Aproveite espaço embaixo de camas, aparadores, sob armários e guarda-roupas.

14-Piso e parede com cores próximas: caso não queira pintar ou trocar os pisos, grandes tapetes em cores próximas às cores das paredes podem fazer milagres!

15-Cômodos multifuncionais: por que não trabalhar na sala ou integrar a varanda ao quarto ou cozinha? Brinque com a ordem dos ambientes

Consultoria: Beto Siqueira, cenógrafo. www.vitessevm.com.br

LEIA TAMBÉM: