CASA & DECOR

Cantinhos bem usados: pequenos espaços podem ser aproveitados!

Todo lar tem um cantinho que é pouco, ou nada, utilizado e que poderia se transformar em algo gracioso. Se inspire nos projetos e mude sua decoração!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/02/2017 às 20:38
Atualizado às 16:19

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muita gente costuma dizer que mora numa casa pequena e que não há espaço para nada. Mas não é bem assim. Basta olhar com carinho cada ambiente para perceber que há, sim, um cantinho sobrando, e que nele dá para criar algo diferente e charmoso. É o que mostram os três projetos a seguir.

Mesa de canto em cozinha branca

Foto: Divulgação

Entre a cozinha e a sala

Com a tendência cada vez maior de integrar cozinha e área social da casa, as arquitetas Samia SarayedineTesta e Renata Seripieri não tiveram dúvida sem derrubar paredes para unir os dois espaços. Com a nova abertura, foi possível não só propor um projeto de marcenaria (Bontempo) mais amplo na cozinha, avançando em direção à passagem para a sala, como também transferir a pequena bancada de refeições – que normalmente ocuparia uma parte da cozinha – justamente para essa passagem entre os dois ambientes. A mesinha em círculo fica encaixada no móvel da bancada, com tampo em marmoglass branco, e oferece espaço para duas pessoas.

Mesa de canto em cozinha branca

Foto: Divulgação

Mesa redonda

“O formato circular da mesa aumenta a integração entre os dois ambientes e não atrapalha a circulação, mesmo numa área de passagem”, explica Samia.

Escada branca, com parede ao lado e quadros

Foto: Divulgação

Embaixo da escada

Em geral, casas pequenas possuem poucos banheiros. Então, se der para ter mais um, melhor, não é? É o caso deste projeto, assinado pela arquiteta Cris Negreira, do Estúdio On. A área sob a escada de formato helicoidal não tinha utilidade, então por que não fechá-la e lá dentro instalar um lavabo? “Em apenas 1,5 m² e com formato semelhante a ¼ de um círculo, não dava para criar muito. Foi preciso usar pe- ças compactas, aproveitando cada centímetro disponível”, conta Cris.

Banheiro com espaço otimizado fica embaixo da escada

Foto: Divulgação

Transformação

A parede da janela foi revestida com pastilhas brancas (Colormix) do piso ao teto e ali foi colocado o lavatório. A cuba, estreita, fica apoiada sobre um retângulo de madeira, que serve para guardar toalhas de mão e objetos. O espelho, até quase o teto, chega a avançar sobre a janela. E as demais paredes foram apenas pintadas, num tom bem alegre.

Bar em casa otimiza espaço

Foto: Divulgação

Um bar em casa

Dá para imaginar que numa residência de poucos metros qua – drados haveria lugar para um bar, com adega e tudo? O local, uma área de passagem entre a porta de entrada e a cozinha, aproveita um dente estrutural para a instalação do pequeno projeto. Quem assina é a decoradora Marcia Perin, da MDPerin Design de Interiores, com execução da Marcenaria Linea Mobili. “O objetivo foi realizar o desejo do morador de criar um bar moderno e compacto, sem causar interferência na circulação da casa”, explica a profissional. Na parte superior, há um armário, com luzes na parte superior e portas deslizantes de vidro onde ficam guardados os copos e taças. Na parte debaixo, a bancada oferece dois gavetões e um nicho, além de embutir a adega,que tem capacidade para 28 garrafas.

Bar em casa otimiza espaço

Foto: Divulgação

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM